Tudo sobre viver: Linke Celle convida você para uma discussão aberta em 13 de novembro

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 13 de novembro de 2025, Die Linke Celle discutirá questões centrais de moradia e falta de moradia no escritório do partido.

Am 13. November 2025 diskutiert Die Linke Celle im Parteibüro zentrale Themen des Wohnens und der Wohnungslosigkeit.
Em 13 de novembro de 2025, Die Linke Celle discutirá questões centrais de moradia e falta de moradia no escritório do partido.

Tudo sobre viver: Linke Celle convida você para uma discussão aberta em 13 de novembro

Na quinta-feira, 13 de novembro, Die Linke Celle convida você para um evento informativo em seu escritório do partido em Neustadt 52. A partir das 18h. tudo gira em torno do tema do espaço vital em Celle. Thorben Peters, presidente estadual do Die Linke Niedersachsen, falará sobre a necessidade de moradias populares e as causas da falta de moradia.

Um conceito-chave que Peters adotará é “Moradia em primeiro lugar”. Este modelo de abordagem, que já foi implementado com sucesso em inúmeras cidades como Berlim, Bremen e Hamburgo, estipula que as pessoas afectadas recebam primeiro alojamento permanente antes de os seus problemas posteriores serem resolvidos. Isso abre o caminho para uma vida autodeterminada. De acordo com a Deutschlandfunk Kultur, mais de 263.000 pessoas na Alemanha ainda vivem sem espaço próprio. Ainda há muito a fazer para atingir a meta do governo federal de acabar com a falta de moradia até 2030.

Palestras e discussões

O evento será enriquecido com outras palestras interessantes. Um funcionário da Diakonisches Werk Celle falará sobre seu trabalho com pessoas que procuram moradia e recebem benefícios comunitários. A vereadora Behiye Uca também relatará suas experiências no trabalho social com quem procura ajuda. O vereador Stephan Ohl apresentará um requerimento intitulado “Housing First – espaço vital em vez de circuitos de espera”. O objetivo é reduzir os obstáculos burocráticos e tornar acessíveis os espaços habitáveis.

A noite termina com uma contribuição da presidente do distrito, Manuela Mast, sobre a situação dos aluguéis locais e as atividades atuais da Esquerda em relação à sua campanha de aluguéis. O público tem a oportunidade de tirar dúvidas após cada palestra, enriquecendo a troca e a discussão sobre soluções.

A campanha de aluguel e o futuro

A situação inicial em Celle não é fácil. A falta de habitação a preços acessíveis e o aumento das rendas estão a colocar pressão sobre muitas famílias. No evento, Manuela Mastro explicará como a Esquerda está a tentar melhorar a situação do arrendamento e que soluções estão a ser oferecidas. É importante que a população esteja envolvida neste processo, a fim de criar consciência sobre os problemas agudos.

A Finlândia mostra que, com uma abordagem correcta, é possível reduzir significativamente o número de pessoas sem-abrigo. O conceito “Habitação em primeiro lugar” tem sido prosseguido metodicamente desde 2008 e obteve um sucesso encorajador na redução do número de sem-abrigo. Este poderia ser um modelo para implementação na Alemanha.

O evento do dia 13 de novembro oferece uma grande oportunidade para conhecer a situação habitacional em Celle e participar ativamente na discussão. A entrada é gratuita, então venha e traga suas dúvidas e ideias!