Festivais de aldeia em vez de discoteca: Estézargues celebra tradição e comunidade!
Festivais aconchegantes em vilarejos no sul da França oferecem comunidade e tradições; os eventos locais promovem a coesão social.

Festivais de aldeia em vez de discoteca: Estézargues celebra tradição e comunidade!
O que está acontecendo em Estézargues? A pequena comunidade no sul de França está em expansão com um colorido calendário de festivais que atrai não só os habitantes locais, mas também visitantes. Alto Le Point Cada vez mais jovens como Gabriel, de 20 anos e natural de Gard, dizem que deixaram as discotecas para trás. Em vez disso, são agora atraídos pelos festivais das aldeias que transmitem um sentimento de comunidade e tradição.
Os meses de verão transformam-se num verdadeiro festival de cores e sons, com eventos a decorrer em municípios como Bayonne, Dax e Nîmes, mas também em localidades mais pequenas como Estézargues. Aqui, onde vivem cerca de 600 moradores, a Fête votiva é o maior acontecimento do ano. É organizado pela geração mais jovem, liderada por Rémi Roulet, bombeiro de 37 anos que dirige o comité do festival.
Destaques culturais e tradições
Esta celebração não é apenas uma montra dos costumes locais, mas também oferece uma programação variada com atividades tradicionais como jogos de petanca e aperitivos festivos. Na primeira noite das celebrações, cerca de 60 aldeões reuniram-se para celebrar tradições antigas. Isto garante uma boa convivência, mesmo que os novos moradores às vezes tenham dificuldade de integração.
Numerosos inquéritos mostram que 94% das comunidades consideram estes festivais de aldeia importantes. Numa manhã de sábado, assim relatou Midi Livre, aconteceu um “Abrivado”. Isto envolveu a instalação de cordas na estrada para garantir a segurança enquanto os touros eram conduzidos pela aldeia. Isto atraiu até cerca de 100 pessoas que apreciaram a relação tradicional dos aldeões com os animais.
Uma celebração para toda a família
No sábado houve também um torneio de petanca que reuniu famílias de gerações. As crianças podem contar com uma programação especialmente organizada para elas, o que torna o festival ainda mais atrativo. O sentimento de segurança e comunidade foi palpável durante as celebrações.
As festas da aldeia não são importantes apenas para os habitantes locais, são também uma montra para as culturas e tradições do país. CPARICI relata uma variedade de festivais desse tipo em toda a França, organizados por comunidades rurais para celebrar os costumes e a gastronomia locais. Estes eventos promovem o intercâmbio entre locais e visitantes e proporcionam uma plataforma para apresentações musicais e pratos tradicionais.
O festival de Estézargues é um exemplo de como tradições profundamente enraizadas podem sobreviver numa sociedade moderna. Por isso, quando chega a próxima Fête votiva, uma coisa é certa: aqui não só há festa, mas sobretudo a comunidade fica fortalecida.