O inverno está chegando mais cedo do que o esperado: há uma ameaça de caos frio a partir de São Nicolau!
Uma mudança repentina no clima de inverno na Alemanha poderia ser esperada a partir do Dia de São Nicolau. Saiba mais sobre o plano de fundo e os efeitos.

O inverno está chegando mais cedo do que o esperado: há uma ameaça de caos frio a partir de São Nicolau!
A preparação para o Natal não traz apenas consigo um clima contemplativo, mas também uma evolução climática emocionante. A partir do Dia de São Nicolau, 6 de dezembro, uma mudança completa de inverno poderá começar na Alemanha. Embora prevaleçam temperaturas amenas no início de dezembro, os modelos meteorológicos atuais indicam tempo frio. O az-online.de relata possíveis noites geladas, pancadas de neve e episódios duradouros de inverno que poderão em breve moldar a imagem da época do Advento.
Um fator chave nesta mudança é o estado do vórtice polar. Esta grande área rotativa de ar em torno dos pólos tem uma influência significativa nas condições meteorológicas na Europa. O vórtice polar pode transitar para estados estáveis e instáveis, sendo que este último pode direcionar massas de ar frio para a Europa Central. Um vórtice polar mais fraco, que pôde ser observado durante este período, favorece a formação de áreas bloqueadoras de alta pressão no Atlântico Norte. Muitas vezes persistem por muito tempo e podem provocar nevascas se as condições forem adequadas, também relata a Wikipedia.
O papel da Oscilação Ártica
Outro aspecto crucial é a Oscilação Ártica (AO), um fenômeno que descreve a diferença na pressão do ar entre o Ártico e as latitudes médias. O AO tem duas fases, das quais a fase negativa é particularmente relevante, pois pode transportar cada vez mais ar frio polar para a Europa. Uma fase AO negativa tem sido comumente associada a ondas de frio na Europa no passado, como exemplificado pela anomalia de frio de 2018. Lá, tanto os índices AO como o NAO caíram enormemente em território negativo, o que favoreceu a vaga de frio. A possibilidade de que isso aconteça novamente este ano cria expectativa - e um pouco de preocupação quando se pensa em condições escorregadias e temperaturas frias Wikipedia.
Dadas as mudanças previstas no clima, já aparecem sinais de uma possível mudança na atmosfera. Se as condições meteorológicas forem favoráveis, um “reservatório de ar frio” poderá ser mobilizado a partir do leste do continente, trazendo as massas de ar frio para a Europa Central. Tal cenário não só criaria uma atmosfera gelada, mas também deliciaria numerosos fãs de inverno e tornaria a contemplativa época pré-natalina ainda mais bonita.
De referir que as temperaturas amenas do início de Dezembro devem-se a uma posição estável a oeste. No entanto, isto pode mudar rapidamente se ocorrerem os fenómenos meteorológicos acima mencionados - como a instabilidade do vórtice polar e a Oscilação Árctica. A interação de interações em grande escala e vários índices torna a época de Natal emocionante e, quem sabe, talvez a primeira neve esteja em breve nos pratos dos mercados de Natal.