Lute por Voslapper Groden: Conservação da Natureza vs. Transição Energética em Focus!

Lute por Voslapper Groden: Conservação da Natureza vs. Transição Energética em Focus!

Wilhelmshaven, Deutschland - No debate sobre o desenvolvimento planejado no Voslapper Groden Nord , interesses diferentes colidem. Por um lado, as associações de conservação da natureza que alertam sobre intervenções nessa área protegida são, por outro lado, a economia, representada pelo Wilhelmshaven Hafenwirtschafts-Vereinung (WHV), sublinha a importância desse local para o fornecimento futuro de energia. The discussion about this controversial topic is increasingly gaining drive, especially after the NWZ relataram que a área de cerca de 145 hectares faz parte da área de proteção européia "Natura 2000".

O WHV enfatiza a importância estratégica do Voslapper Groden para o desenvolvimento da infraestrutura energética na Alemanha. Hans-Joachim Uhlendorf do WHV descreveu o desafio como uma "tarefa histórica" e refere-se à necessidade de fornecer hidrogênio, fluxo offshore e combustíveis alternativos para o suprimento de energia. Os planos de desenvolvimento portuário que estão no caso dessa área desde 2017 fornecem o uso do site para sistemas econômicos orientados a portos, que são afetados pelos conservacionistas.

Proteção de espécies versus segurança energética

Nature conservation associations, especially the nabu Niedersachsen accuse the planners, protected species such as the Tüpfelsumphhuhn endanger. As vozes críticas alertam que os projetos industriais planejados na região não apenas ameaçam a flora e a fauna, mas também colocam em risco a sustentabilidade da conservação da natureza na Alemanha. "Estamos pedindo um claro não para excluir o status de proteção", explica um representante do NABU. A proposta apresentada para usar a área para um projeto industrial para a produção e importação de hidrogênio verde encontra críticas veementes. O uso planejado levaria mais da metade da área de proteção e, portanto, representaria uma intervenção significativa no ecossistema sensível do Voslapper Groden.

O Nabu vê uma tendência perigosa que não apenas ameaça esse abrigo especial. As preocupações são aumentadas pelo anúncio de Tree Energy Solutions (TES), um grande projeto de energia. O fato de a alavanca para a possível remoção da área de proteção está nos interesses de segurança nacional faz com que os alarmes tocem. Finalmente, muitos criticam que o TES está escondido em seu planejamento por trás do rótulo "hidrogênio verde", enquanto as fontes de energia baseadas em fósseis devem continuar a ser processadas. Nesse ponto, no entanto, as associações de conservação da natureza concordam: a natureza precisa de proteção especial, mesmo em tempos de transição energética, e locais alternativos para projetos não devem ser colocados em áreas protegidas.

A busca por soluções

Apesar da resistência, também existem esforços para encontrar soluções sustentáveis em Wilhelmshaven. É discutido, como a criação de áreas de coerência e remuneração, a fim de levar em consideração as preocupações ecológicas. De acordo com o WHV, 30% mais espaço para a conservação da natureza deve ser reivindicado. Essa perspectiva pode ser uma maneira de preencher a lacuna entre a conservação da natureza e o interesse econômico. Os projetos do porto realizados até agora, como o estabelecimento de uma colônia do rio Tern ou áreas florestais recém -criadas, também são passos que apontam na direção certa.

Neste emocionante debate sobre o meio ambiente e a economia, as soluções sustentáveis precisam ser encontradas para atender às altas demandas do fornecimento de conservação da natureza e fornecimento de energia - uma tarefa que requer muita previsão e boa mão dos fabricantes de decisão.

Details
OrtWilhelmshaven, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)