Choque na Argélia: O jornalista Christophe Gleiza condenado a 7 anos de prisão!

Christophe Gleizes, französischer Sportjournalist, erhielt in Algerien eine siebenjährige Haftstrafe wegen "Apologie des Terrorismus".
Christophe Gleiza, jornalista esportivo francês, recebeu uma sentença de sete anos na Argélia por "desculpas do terrorismo". (Symbolbild/MND)

Choque na Argélia: O jornalista Christophe Gleiza condenado a 7 anos de prisão!

Tizi Ouzou, Algerien - Na Argélia, a situação para os jornalistas é cada vez mais preocupante. Um caso particularmente sensacional diz respeito ao jornalista esportivo de 36 anos Christophe Gleiza, que foi recentemente condenado a sete anos de prisão. Essa punição caiu devido a acusações que incluem "desculpas de terrorismo" e "posse de publicações para fins de propaganda". Até sua prisão em 28 de maio de 2024, Gleizes relatou no clube de futebol de Jeunesse Sportive de Kabylie e está sob controle judicial na Argélia desde maio de 2024. lessEntiel Somente os termos que os termos contra ele não foram inundados.

A organização repórteres sem Frontières (RSF) classificou a condenação como "injusta" e está planejando um procedimento de apelação programado para começar em 30 de junho de 2025. Franck Annese, fundador da SO Press. declarações críticas sobre a política de mídia da Argélia

A condenação de gleoses faz parte de uma tendência maior na Argélia. No ano passado, vários jornalistas para declarações críticas, especialmente na Internet, foram perseguidas e condenadas. Um exemplo é Ihsane El Kadi, cuja empresa de mídia foi dissolvida em abril de 2023. As autoridades argelinas fortalecem sua pressão sobre a liberdade de imprensa, enquanto a nova lei da informação prescreve requisitos rígidos para empresas de mídia e fornece punições desproporcionais para determinados relatórios. Documentou uma perseguição preocupante de vozes críticas que se voltam contra a repressão estatal.

Resta ver como o procedimento de apelação será lançado para o brilho. A comunidade internacional observa esse caso com cuidado porque a liberdade da imprensa e o apoio dos jornalistas na Argélia estão em jogo. Uma forte pressão do lado de fora pode ajudar a melhorar as condições da liberdade de imprensa no país do norte da África, onde as nuvens escuras da censura e da repressão se apegam ao jornalismo.

Details
OrtTizi Ouzou, Algerien
Quellen