Choque na Argélia: O jornalista Christophe Gleiza condenado a 7 anos de prisão!

Choque na Argélia: O jornalista Christophe Gleiza condenado a 7 anos de prisão!
Tizi Ouzou, Algerien - Na Argélia, a situação para os jornalistas é cada vez mais preocupante. Um caso particularmente sensacional diz respeito ao jornalista esportivo de 36 anos Christophe Gleiza, que foi recentemente condenado a sete anos de prisão. Essa punição caiu devido a acusações que incluem "desculpas de terrorismo" e "posse de publicações para fins de propaganda". Até sua prisão em 28 de maio de 2024, Gleizes relatou no clube de futebol de Jeunesse Sportive de Kabylie e está sob controle judicial na Argélia desde maio de 2024. lessEntiel Somente os termos que os termos contra ele não foram inundados.
A organização repórteres sem Frontières (RSF) classificou a condenação como "injusta" e está planejando um procedimento de apelação programado para começar em 30 de junho de 2025. Franck Annese, fundador da SO Press. declarações críticas sobre a política de mídia da Argélia
A condenação de gleoses faz parte de uma tendência maior na Argélia. No ano passado, vários jornalistas para declarações críticas, especialmente na Internet, foram perseguidas e condenadas. Um exemplo é Ihsane El Kadi, cuja empresa de mídia foi dissolvida em abril de 2023. As autoridades argelinas fortalecem sua pressão sobre a liberdade de imprensa, enquanto a nova lei da informação prescreve requisitos rígidos para empresas de mídia e fornece punições desproporcionais para determinados relatórios. Documentou uma perseguição preocupante de vozes críticas que se voltam contra a repressão estatal. Resta ver como o procedimento de apelação será lançado para o brilho. A comunidade internacional observa esse caso com cuidado porque a liberdade da imprensa e o apoio dos jornalistas na Argélia estão em jogo. Uma forte pressão do lado de fora pode ajudar a melhorar as condições da liberdade de imprensa no país do norte da África, onde as nuvens escuras da censura e da repressão se apegam ao jornalismo.
Details | |
---|---|
Ort | Tizi Ouzou, Algerien |
Quellen |