Helgoland se torna alemão: a troca colonial histórica de 1890!

Am 1. Juli 1890 überträgt Großbritannien Helgoland an das Deutsche Kaiserreich im Tausch gegen Kolonialgebiete in Afrika.
Em 1º de julho de 1890, a Grã -Bretanha transferiu a Helgoland para o Império Alemão em troca das áreas coloniais da África. (Symbolbild/MND)

Helgoland se torna alemão: a troca colonial histórica de 1890!

Em 1º de julho de 1890, algo inesperado no Mar do Norte aconteceu: a pitoresca ilha de Helgoland, que era dinamarquesa desde 1714 e foi reivindicada pelos britânicos em 1807, mudou de mãos. Em troca das áreas coloniais da África, o Império Alemão assumiu a ilha estrategicamente importante, que fica em frente às bocas dos rios Elba e Weser e nas imediações da base naval de Wilhelmshaven. A NDR relata os antecedentes deste contrato.

O contrato, assinado pelo chanceler de Reich Leo von Caprivi e pelo embaixador britânico, entrará nos livros de história como o contrato de Helgoland Sansibar, mesmo que esse termo seja enganoso. A Grã-Bretanha recebe áreas na África, incluindo a Land Witu no Quênia e Buganda, em torno do lago Victoria. A propósito, o patrocínio britânico sobre Zanzibar também é reconhecido. Um negócio com consequências distantes, não apenas para os países afetados, mas também para os próprios ilhéus.

O papel da Helgoland

Para a própria Helgoland, essa troca significou uma restrição de sua participação política. Seu papel nas negociações foi bastante subordinado, e muitos jornais ingleses até pediram um referendo sobre o futuro dos ilhéus, que viviam principalmente de pesca e turismo. De acordo com o parágrafo XII, 4 do contrato, as leis e hábitos existentes do Helgoländer poderiam ser mantidos. Até 1918, eles foram libertados da responsabilidade tributária, e o serviço militar só era considerado nascer após 1890.

Os britânicos, no entanto, avaliaram o valor militar da ilha como baixo. Eles estavam prontos para adicioná -los a áreas coloniais mais valiosas em troca, que ficaram decepcionadas com os colonialistas alemães. Estes formaram e fundaram uma associação para promover a expansão imperialista. Na medida em que viram uma oportunidade de promover a política colonial alemã, mesmo que a troca não atendesse às suas expectativas.

A entrega oficial

A entrega cerimonial de Helgoland finalmente ocorreu em 8 de agosto de 1890, com Kaiser Wilhelm II como convidado de honra. A rua Queen foi então renomeada Kaiserstrasse, e a Marinha alemã ocupou a ilha. O movimento de Wilhelm -em um momento significativo na história alemã, mesmo que a ilha permanecesse competitiva até 1952, especialmente durante a primeira e a segunda guerra mundial.

O Helgoländer nascido antes de 1º de julho de 1890 teve a escolha entre a cidadania alemã e britânica, o que lhes deu uma certa liberdade. Mas o sentimento de incerteza permaneceu. Com o atentado na Segunda Guerra Mundial e a destruição associada da ilha, Helgoland teve uma história agitada que ainda usa seus traços hoje.

O domínio britânico sobre Helgoland finalmente terminou em 1952, quando a ilha foi devolvida à República Federal da Alemanha. Um capítulo que ainda está presente nas cabeças dos ilhéus e molda a conexão entre a Alemanha e esta ilha única do Mar do Norte.

Details
OrtHelgoland, Deutschland
Quellen