Juntos contra o ódio: Antifa mobiliza-se pelo CSD em Neumünster!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 5 de julho de 2025, uma manifestação antifascista contra o NPD acontecerá em Neumünster durante o CSD. Venha se mobilizar!

Am 05.07.2025 findet in Neumünster eine antifaschistische Kundgebung gegen die NPD während des CSD statt. Kommt zur Mobilisierung!
Em 5 de julho de 2025, uma manifestação antifascista contra o NPD acontecerá em Neumünster durante o CSD. Venha se mobilizar!

Juntos contra o ódio: Antifa mobiliza-se pelo CSD em Neumünster!

No dia 5 de julho de 2025, Neumünster será marcada pela resistência antifascista. Christopher Street Day (CSD) é confrontado pelo extremista de direita NPD, que quer espalhar a sua propaganda contra as comunidades LGBT no mesmo dia. Sob o lema “Juntos contra a marcha do NPD”, grupos antifascistas e ativistas queer mobilizam-se para um comício que começa às 12h00. na principal estação ferroviária de Neumünster. Eles também viajarão juntos de Kiel, onde se encontrarão às 11h na principal estação ferroviária para fazerem uma voz forte contra a ideologia de direita. O NPD está planejando uma reunião para as 12h30. na estação ferroviária de Neumünster, seguida de uma marcha pela cidade às 13h.

“Este evento é importante não só para nos posicionarmos contra o NPD, mas também para defender estilos de vida queer”, explica um representante dos organizadores. O pano de fundo desta mobilização é o aumento dramático da violência anti-queer nos últimos anos. Só em 2024, o número de ataques aumentou quase 50% em comparação com o ano anterior. Tais desenvolvimentos deixam claro que a proteção da vida queer não pode ser considerada um dado adquirido.

Medo e ameaças no contexto do CSD

Os sentimentos de direita do NPD não se reflectem apenas na sua agitação contra o “género gaga”, mas também através da instrumentalização de narrativas falsas. Segundo o Gabinete Federal para a Protecção da Constituição, o movimento LGBTIQ é utilizado como inimigo para difundir as suas próprias ideologias racistas e nacionalistas. Além disso, os grupos de direita são contra a diversidade nas orientações sexuais e nos modelos familiares porque propagam a heterossexualidade como o modelo familiar “natural”.

De acordo com o BKA, já houve 1.785 crimes registados contra pessoas LGBTIQ* em 2023, o que significa um aumento de cerca de 50 por cento em relação ao ano anterior. Estes actos hediondos incluem insultos, violência e ameaças, embora o número de casos não denunciados seja significativamente mais elevado. A Ministra do Interior, Nancy Faeser, está empenhada em prosseguir a violência anti-queer de forma mais consistente e em criar boas condições para a segurança das pessoas queer.

Um apelo à mobilização

Os organizadores do comício de 5 de julho pedem uma ampla participação. “Cada voto conta para impedir a mudança para a direita e fortalecer a visibilidade das pessoas queer”, disseram os organizadores. Não se trata apenas de protestar contra o NPD, mas sim de enviar uma mensagem clara de solidariedade e resistência à discriminação.

Um incidente específico que ilustra a situação atual ocorreu em 2022, quando um homem trans morreu brutalmente durante o CSD em Münster. O aumento alarmante dos ataques anti-queer deixa claro que são urgentemente necessárias medidas para proteger a comunidade queer.

O papel da polícia e de outras instituições estatais também é visto de forma crítica. Muitos ativistas consideram que estes não são confiáveis ​​na proteção de estilos de vida queer. O caso de Maja, uma antifascista não binária que foi detida na Hungria e esperava ajuda da Alemanha, mostra quão fraca é a resposta aos ataques internacionais.

No dia 5 de julho, Neumünster será palco de um forte sinal contra a agitação de direita e pela defesa da diversidade e da autodeterminação. Venha e mostre que cada pessoa tem o direito de viver da maneira que quiser - sem medo de discriminação ou violência!

Para mais informações, consulte antifa-kiel.org, verfassungsschutz.de e tagesschau.de.