Tempestade Joshua: Rajadas de furacões e tempestades são esperadas na costa do Mar do Norte!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 24 de outubro de 2025, a tempestade “Joshua” trará tempo tempestuoso à costa do Mar do Norte, com ventos com força de furacão e possíveis inundações.

Am 24.10.2025 bringt Sturmtief "Joshua" stürmisches Wetter an die Nordseeküste, mit Orkanböen und möglichen Überschwemmungen.
Em 24 de outubro de 2025, a tempestade “Joshua” trará tempo tempestuoso à costa do Mar do Norte, com ventos com força de furacão e possíveis inundações.

Tempestade Joshua: Rajadas de furacões e tempestades são esperadas na costa do Mar do Norte!

A tempestade “Joshua” está actualmente a dominar firmemente o norte da Alemanha e está a causar tempestades na costa do Mar do Norte. As primeiras operações policiais e de bombeiros foram relatadas hoje, especialmente na Baixa Saxónia, onde uma árvore caiu na autoestrada A28, perto de Bad Zwischenahn. Felizmente não houve feridos, mas o incidente levou a encerramentos de curta duração, mas sem qualquer impacto significativo no trânsito devido ao pequeno número de veículos. Incidentes menores também foram relatados em Osnabrück, nos quais os serviços de emergência retiraram ramais da estrada. Sat.1 Regional relata que partes do calçadão e um estacionamento em Wilhelmshaven foram inundados pelo Mar do Norte.

A situação é grave e a polícia de Schleswig-Holstein, Hamburgo e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental quase não relatou quaisquer operações relacionadas com o clima durante a noite. No entanto, as autoridades esperam mais desafios à medida que a situação piora esta manhã, enquanto o Serviço Meteorológico Alemão (DWD) alerta para grandes tempestades na costa da Baixa Saxónia e em Schleswig-Holstein.

Alertas de mau tempo e velocidades de tempestade

Atualmente são esperadas velocidades de vento entre 105 e 120 km/h. No interior de Schleswig-Holstein e no Mar Báltico podem inicialmente ocorrer rajadas de vento até 60 km/h, posteriormente até 80 km/h. Da Baía de Lübeck a Rügen, são possíveis rajadas de até 80 km/h localmente. Uma tempestade também é esperada na costa do Elba e do Mar do Norte à tarde. Ao anoitecer estima-se que o vento volte a diminuir gradativamente, mas a situação continua tensa. Tagesschau informa que o alerta oficial de mau tempo é válido até a noite e pode afetar particularmente a costa do Mar do Norte, incluindo as ilhas da Frísia Oriental e da Frísia do Norte.

Nesta situação desafiadora, o corpo de bombeiros do distrito de Cloppenburg, por exemplo, está a planear utilizar uma grua para remover a árvore que caiu sobre uma casa. O tráfego de ferry também é afetado: as ligações de e para a ilha de Norderney serão canceladas pelo menos até ao meio-dia de hoje, e algumas viagens para as ilhas da Frísia Oriental tiveram de ser canceladas. Algumas linhas ferroviárias são particularmente afetadas, como a ligação Hanôver-Cassel-Frankfurt, onde já foram comunicadas deficiências.

Um olhar sobre os desafios climáticos

Tal como os investigadores do clima sublinham cada vez mais, os efeitos das alterações climáticas estão a infectar-nos com fenómenos meteorológicos cada vez mais extremos. Estudos mostram que eventos climáticos extraordinários, como ondas de calor e chuvas fortes, estão aumentando devido ao aquecimento global, que muitas vezes leva a inundações. Thomas Stocker, um renomado investigador climático, destaca que estes eventos climáticos extremos ocorrerão com mais frequência no futuro se não limitarmos o aquecimento global a menos de dois graus Celsius. Especialmente no outono, quando é época de tempestades, estas mudanças representam um desafio para a proteção costeira Geo.

As atuais circunstâncias que “Josué” nos traz fazem parte de um quadro mais amplo que coloca a questão de como nos adaptar a eventos tão extremos. Nos próximos anos teremos de nos preparar para mais tempestades, inundações e ondas de calor se não trabalharmos em conjunto para abrandar as alterações climáticas.