Alerta vermelho: a gripe aviária atinge fortemente Oldenburger Münsterland!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O artigo fornece informações sobre a gripe aviária no distrito de Vechta, os seus efeitos nas populações animais e as medidas para a manutenção estável na Baixa Saxónia.

Der Artikel informiert über die Geflügelpest im Landkreis Vechta, ihre Auswirkungen auf die Tierbestände und die Maßnahmen zur Stallhaltung in Niedersachsen.
O artigo fornece informações sobre a gripe aviária no distrito de Vechta, os seus efeitos nas populações animais e as medidas para a manutenção estável na Baixa Saxónia.

Alerta vermelho: a gripe aviária atinge fortemente Oldenburger Münsterland!

As preocupações com a gripe aviária estão a aumentar em Oldenburger Münsterland, com novos casos a serem notificados todos os dias. A situação evoluiu de forma particularmente dramática desde o final de Outubro de 2025, quando foram detectados os primeiros surtos nos distritos de Vechta e Cloppenburg. No dia 24 de outubro, um guindaste com o perigoso vírus H5 foi detectado em Goldenstedt. Pouco tempo depois, em 28 de outubro, 13.400 perus em Garrel e Bösel tiveram que ser mortos devido à doença. A situação agravou-se ainda mais quando um total de 41.000 perus foram afectados em Bösel e Garrel, em 30 de Outubro, seguidos de graves perdas em Vechta, onde 143.150 animais foram infectados em 31 de Outubro.

Ontem, 4 de novembro, o número de granjas avícolas afetadas voltou a aumentar dramaticamente. Em Spreda havia cerca de 175.000 galinhas poedeiras, enquanto em Bösel foram afetados 11.400 perus. Em resposta aos surtos, vários distritos da Baixa Saxónia encomendaram estábulos. A obrigação de manter estábulos foi introduzida nos distritos de Vechta, Cloppenburg, Ammerland, Diepholz, Emsland, Oldenburg e sete outras cidades, com exceção apenas das pequenas criações de animais. Estas medidas destinam-se a ajudar a impedir a propagação da gripe aviária e a proteger as populações existentes, relata OM on-line.

Da gripe aviária aos produtos de base biológica: é necessário repensar

Mas os avicultores não são os únicos que enfrentam desafios. No contexto da gripe aviária, o potencial que reside numa economia de base biológica também é evidente. A utilização da biomassa pode ser um raio de esperança neste caso. Depois de um artigo sobre PMC Há um grande foco no uso sustentável de produtos agrícolas, que podem servir de base para a produção de produtos de base biológica. Estes produtos não só permitem a reciclagem de fluxos de resíduos, mas também ajudam a aliviar os danos ambientais.

O desenvolvimento de novas tecnologias para implementação de processos biotecnológicos poderá revolucionar a produção de insumos farmacêuticos ativos no futuro. O importante é a produção dos princípios farmacológicos ativos (APIs), que são fabricados principalmente nos EUA, Europa, China e Índia. Esses ingredientes, utilizados no diagnóstico e tratamento de doenças, enfrentam desafios devido à sua produção ambientalmente prejudicial, apesar do aumento da demanda. Graças à fermentação microbiológica, poderá surgir aqui uma solução mais sustentável, o que significa que a indústria também pode beneficiar das vantagens das abordagens de base biológica.

Centro técnico para o desenvolvimento de produtos de base biológica

Além disso, pesquisas inovadoras para aumentar a sustentabilidade de produtos técnicos são oferecidas pelos serviços intensivos de pesquisa do Instituto Fraunhofer. No IVV A planta piloto tem amplas opções disponíveis para levar em conta materiais de base biológica no desenvolvimento de produtos. Desde a identificação de matérias-primas vegetais adequadas até a avaliação das etapas individuais do processo - é aqui que trabalhamos no futuro da utilização de biomassa.

Estes desenvolvimentos podem não só dar uma resposta aos actuais desafios colocados pela gripe aviária, mas também contribuir para a criação de novos mercados e para a promoção de produtos produzidos localmente. A ligação entre a agricultura sustentável e a tecnologia inovadora é a chave para a utilização responsável dos nossos recursos.