Bomba encontrada em Osnabrück: 11.000 evacuados e ameaça de caos nos trens!
Bremerhaven afetado: descoberta de bomba em Osnabrück leva a cancelamentos de trens e evacuações. Informações atuais sobre o incidente.

Bomba encontrada em Osnabrück: 11.000 evacuados e ameaça de caos nos trens!
Em Osnabrück hoje, 17 de junho de 2025, o clima está tenso porque a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial está forçando a cidade a tomar medidas drásticas. A estação principal de Osnabrück não será mais servida na noite de terça-feira, o que afeta não apenas a população local, mas também muitos passageiros de Bremen. A situação está tensa depois que uma bomba não detonada foi descoberta durante as obras no distrito de locomotivas da estação de carga. Esta bomba da Segunda Guerra Mundial deve ser desarmada com urgência, o que resultará na evacuação de cerca de 11.000 residentes que terão de abandonar as suas casas por motivos de segurança. Como relata butenunbinnen.de, isso foi necessário para poder realizar a desativação sem maiores perigos.
As mudanças no tráfego ferroviário também são graves. O expresso regional RE9 de Bremerhaven e Bremen é interrompido prematuramente em Bohmte, enquanto os trens de longa distância não podem mais parar em Osnabrück. A Deutsche Bahn anunciou que os trens serão redirecionados a partir das 22h, resultando em atrasos de cerca de 40 minutos – uma circunstância que representa grandes desafios tanto para os passageiros quanto para os viajantes. As medidas de mitigação não afectam apenas os habitantes locais, mas também aqueles que dependem do transporte ferroviário.
Experiências do passado
Desativações de bombas semelhantes não são incomuns em Osnabrück. Já em 16 de fevereiro de 2025, cerca de 12.000 pessoas em Lokviertel tiveram que deixar suas casas depois que quatro bombas não detonadas foram descobertas. Uma reportagem da Rádio Osnabrück destaca que a evacuação foi coordenada pelos bombeiros e pela polícia. Dois dias antes, houve uma evacuação espontânea em que 14 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em apenas duas horas. As recorrentes descobertas de bombas mostram que a sombra da Segunda Guerra Mundial ainda paira sobre a cidade e que as autoridades têm de estar constantemente em guarda.
Evacuações em outras cidades
Neste ponto também é interessante observar situações semelhantes em outras cidades. Em Colónia, por exemplo, a principal estação ferroviária foi palco de outro desarmamento de bomba na quarta-feira, e o número de pessoas afectadas foi igualmente elevado. Centros municipais de acolhimento foram criados para acomodar as pessoas que vivem na área de evacuação. A Deutsche Bahn também teve que mudar massivamente o tráfego ferroviário aqui porque uma ponte Hohenzollern teve que ser fechada. Isto foi documentado de forma impressionante em um relatório do WDR.
A situação atual em Osnabrück exige, portanto, reações rápidas não só das autoridades, mas também dos residentes e passageiros que têm de se preparar para atrasos nas viagens. Resta esperar que a desativação ocorra rapidamente e sem incidentes, para que as pessoas possam regressar rapidamente às suas casas e o tráfego ferroviário possa voltar ao normal o mais rapidamente possível.