Bremerhaven olha para trás: filme privado sobre 100 anos de história da cidade!
No dia 18 de junho, Bremerhaven exibirá um filme sobre a história da cidade, apresentando gravações privadas de 1930-1980.

Bremerhaven olha para trás: filme privado sobre 100 anos de história da cidade!
A história ganha vida em Bremerhaven: uma compilação de gravações de filmes privados, digitalizadas por Mirko Becker do State Film Archive, oferece uma visão especial da história da cidade. No dia 18 de junho, um filme de meia hora mostrando cenas das décadas de 1930 a 1980 será apresentado no cenário cinematográfico de Bremerhaven. Estas fotografias, doadas por particulares, destacam de forma impressionante o desenvolvimento da cidade e também lembram os tempos emocionantes da Segunda Guerra Mundial. Buten e interior relata que, entre outras coisas, podem ser vistas a antiga Ponte Geeste de 1904 e a construção do Columbus Center.
Por exemplo, o filme mostra como um coro de favela se apresentou no porto do museu em 1977 e como os artistas do que era então Bremerhaven moldaram a cidade. Outro olhar surpreendente para o passado é possível graças às fotografias de Paul-Ernst-Wilke, que pintou um quadro do navio histórico “Seute Deern” em 1965. Becker enfatiza a raridade destas fotografias dos anos anteriores a 1944, uma vez que a cidade foi em grande parte destruída num ataque aéreo em 1944, como também é o caso nas memórias de testemunhas contemporâneas como Günter Anders. Anders tinha apenas 15 anos na época do bombardeio e morava na Grazer Strasse, na esquina da Keilstrasse.
Entre uma chuva de bombas e fuga
Os ataques brutais a Bremerhaven em 18 de setembro de 1944 deixaram cicatrizes profundas. Anders descreve vividamente como ele e sua família fugiram para o porão durante um ataque aéreo. Em muito pouco tempo, 2.670 casas foram destruídas e a maior parte dos distritos de Mitte e Geestemünde foram perdidos. A torre da Grande Igreja permaneceu como um alerta enquanto inúmeras pessoas lutavam pela sobrevivência. bpb.de descreve como as sirenes de ataque aéreo receberam atenção, mas foram frequentemente ignoradas porque os alarmes eram muito frequentes.
Durante a fuga em pânico, Anders e sua família procuraram abrigo, mas descobriram que o perigo estava sempre presente durante as explosões das bombas. Os gritos e a tempestade atrás deles deixaram pouco espaço para pensar além de agir rapidamente. Uma empena caindo mostrava o quão próximo o caos estava, já que eles mal conseguiam entrar em um corredor intacto. Memórias como estas moldam a imagem da cidade e são importantes testemunhas da história.
Uma visão da vida na cidade naquela época
Mas os momentos mais pacíficos de Bremerhaven também são discutidos no novo filme. Das alegres celebrações de formatura na antiga Escola Lessing às animadas apresentações no porto do museu, é apresentada uma cidade que sempre conseguiu ganhar esperança apesar dos tempos difíceis. A exibição do filme no dia 18 de junho começa às 18h. no Cinemotion Bremerhaven, onde Becker comentará as gravações e explicará seu contexto histórico. Uma experiência para todos os interessados no passado e no desenvolvimento de Bremerhaven e que gostariam de ter uma visão especial da resiliência da cidade.
Para todos aqueles que desejam saber das novidades de Bremerhaven, a cidade oferece suas notificações push na web para se manter sempre atualizado. Bremerhaven.de não recolhe quaisquer dados pessoais para subscrever notícias.