Grave acidente de trânsito no bairro de Diepholz: ferido de 82 anos!
Três motoristas, incluindo um homem de 82 anos, ficaram gravemente feridos em um acidente de trânsito em Bremerhaven. Causa do acidente: falha no freio.

Grave acidente de trânsito no bairro de Diepholz: ferido de 82 anos!
Um grave acidente de trânsito no distrito de Diepholz feriu três pessoas na tarde de quinta-feira, incluindo uma mulher de 82 anos que ficou gravemente ferida. Como Norte24 relata, a motorista idosa foi forçada a desacelerar devido a atrasos no trânsito quando relatou que os freios de seu carro falharam. Na tentativa de evitar a colisão, ela bateu no meio-fio e acabou colidindo com dois veículos que se aproximavam – um motorista de 36 anos e uma motorista de 77 anos.
O resultado deste acidente foi que a estrada teve que ser temporariamente completamente fechada. Enquanto os outros dois motoristas ficaram apenas levemente feridos, o homem de 82 anos sofreu ferimentos graves e precisou de atendimento médico no local.
Estatísticas de acidentes de trânsito
Um objectivo cada vez mais importante dos ministros dos transportes da UE é a “Visão Zero”, ou seja, nenhuma morte no trânsito até 2050. Na Alemanha, o número de mortes no trânsito caiu de 19.193 em 1970 para 2.770 em 2024. No entanto, a tendência decrescente tem vindo a abrandar desde o início da década de 2010, o que é motivo de preocupação.
Causas de acidentes de trânsito
As causas mais comuns de acidentes de trânsito com lesões corporais são distância insuficiente, velocidade inadequada e condução sob efeito de álcool. Em 2024, 40% dos acidentes com lesões corporais ocorreram devido ao álcool, resultando em 198 mortes e 17.776 feridos. Além disso, ocorreram também 298 acidentes causados por nevoeiro e 2.412 acidentes com animais selvagens registados na Alemanha no mesmo ano.
No entanto, é cada vez menos apenas a viagem de carro clássico que causa acidentes - o número de acidentes com e-bikes e e-scooters também está a aumentar. Só em 2024, 26.057 condutores de bicicletas elétricas ficaram feridos ou mortos, o que mostra que os utentes não motorizados das estradas também estão frequentemente envolvidos em acidentes.
Dados confiáveis e atualizados são de grande importância para a segurança no trânsito. Isso descreve Destatis que as estatísticas de acidentes rodoviários não só criam uma base para a legislação e a educação rodoviária, mas também contribuem para melhorar a infra-estrutura. O objetivo é divulgar a estrutura dos acidentes e tomar medidas para evitá-los.
Neste contexto, continua a ser importante sensibilizar os utentes da estrada e tomar medidas eficazes para aumentar a segurança nas estradas. Uma boa mão tanto na responsabilidade pessoal no trânsito como no planeamento de infra-estruturas poderia ajudar a reduzir ainda mais os números e aproximar o sonho de um futuro sem acidentes.