Jovens em crise: 60% não conseguem reconhecer notícias falsas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O projeto de mídia Zisch começará em Bremen em 12 de janeiro de 2026 para treinar os alunos no manejo da informação.

In Bremen startet am 12. Januar 2026 das Medienprojekt Zisch, um Schüler im Umgang mit Informationen zu schulen.
O projeto de mídia Zisch começará em Bremen em 12 de janeiro de 2026 para treinar os alunos no manejo da informação.

Jovens em crise: 60% não conseguem reconhecer notícias falsas!

O que está acontecendo no cenário educacional da Alemanha? Uma avaliação atual do estudo PISA 2022 traz à luz notícias preocupantes. De acordo com os resultados, mais de metade dos estudantes na Alemanha têm dificuldade em reconhecer notícias falsas na Internet. Mais especificamente, 47% dos jovens de 15 anos conseguem avaliar facilmente a qualidade da informação – um valor que está abaixo da média da OCDE de 51%. Embora 69 por cento dos jovens na Alemanha se sintam confiantes para encontrar informações online, são menos capazes de avaliar a precisão dessas informações. Surpreendentemente, apenas pouco menos de 60 por cento comparam fontes diferentes, enquanto noutros países da OCDE quase 72 por cento o fazem, relata. Correio Weser.

Um terço dos adolescentes nem sequer verifica a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais. Isso pode levar à disseminação acrítica de notícias falsas. Samuel Greiff, da Universidade Técnica de Munique, enfatiza que há muito a fazer quando se trata de lidar com informação, especialmente no mundo de hoje, quando a desinformação é onipresente.

Uma olhada na iniciativa Zisch

A fim de educar os jovens de Bremen e arredores sobre este problema e melhorar as suas competências mediáticas, está a ser iniciado o projecto de comunicação social WESER-KURIER Zisch. Tem início em 12 de janeiro de 2026 e prolonga-se até 18 de abril de 2026. Estão convidados a inscrever-se os alunos do 3.º ano das escolas profissionais e especiais. Neste projeto, os participantes têm a oportunidade de aprender como trabalham os jornalistas, avaliar fontes e desenhar a sua própria página de jornal sobre um tema à sua escolha.

A relevância deste projecto é sublinhada pelos resultados do estudo PISA: Apenas pouco menos de metade dos jovens se sentem bem informados sobre a competência dos seus professores na utilização de dispositivos digitais. Isto está bem abaixo da média da OCDE, que é de 70%. Uma circunstância que ilustra particularmente a necessidade de iniciativas como a Zisch.

Tratamento crítico de informações

Os participantes do estudo não foram apenas testados, mas também coletados dados pessoais e avaliações, que serão publicadas em avaliações especiais. Surpreendentes 72% dos jovens noutros países da OCDE comparam múltiplas fontes, enquanto na Alemanha apenas 60% o fazem. E a capacidade de reconhecer notícias falsas também deixa muito a desejar: muitos estudantes têm dificuldade em fazer isso. As estratégias para evitar a desinformação ainda não estão suficientemente ancoradas no nosso país.

Afinal, quase 70% dos jovens encontram informação na Internet sem problemas. Mas resta esperar que projetos como o Zisch não só reforcem o interesse pelos meios de comunicação social, mas também uma consciência crítica sobre o que é consumido e partilhado online. Mais detalhes e opções de inscrição estão disponíveis no site www.zisch-wk.de.