Sub-19 do Werder Bremen: Partida com talento - a pressão para ter sucesso aumenta!
O Sub-19 do SV Werder Bremen inicia a temporada 2025 com uma nova equipe e tem como objetivo desenvolver talentos e recrutar profissionais.

Sub-19 do Werder Bremen: Partida com talento - a pressão para ter sucesso aumenta!
Os Sub-19 do SV Werder Bremen iniciaram a preparação para a nova temporada com um amistoso, que infelizmente terminou com uma derrota por 2:6 para os Sub-19 do SC Paderborn. O técnico Cedric Makiadi comanda a equipe recém-montada, que se prepara para a temporada há apenas alguns dias. A reforma é necessária, pois muitos jogadores que tiveram sucesso na temporada passada agora são promovidos aos Sub-23. Ainda assim, o diretor desportivo dos Sub-19-23, Thomas Wolter, espera o desenvolvimento progressivo dos restantes talentos, ainda que esteja preocupado com a transição para os profissionais.
Wolter enfatiza que não há garantia automática de que os atuais jogadores sub-19 joguem na Bundesliga. “Temos que dar o próximo passo no desenvolvimento”, explica, apontando exemplos de talentos de sucesso como Eren Dinkci e Nick Woltemade. O principal objetivo permanece: aproximar o talento do elenco da Bundesliga. Curiosamente, alguns jogadores como o capitão Wesley Adeh e o craque Patrice Covic estão atualmente treinando com os profissionais, o que oferece uma perspectiva promissora.
Desenvolvimento de talentos e desafios
Embora a equipa Sub-19 do SV Werder Bremen tenha mostrado sinais positivos na época passada, a realidade é dura para muitos talentos do futebol. A equipe teve que competir pela seleção alemã sub-19 no Campeonato Europeu sem jogadores próprios. Embora tenha chegado às semifinais, mostra que não havia jogadores do Bremen no elenco. O técnico Hanno Balitsch reconhece o potencial da jovem equipe do Werder, mas a diferença de idade em relação aos 21 jogadores indicados é notável.
A maioria dos talentos Sub-19 nasceu em 2007 e, portanto, só será um problema sério para a seleção Sub-19 no futuro. Mas o defesa Mick Schmetgens já vai participar na preparação de verão dos profissionais do Werder Bremen. Peter Niemeyer, chefe do futebol profissional, continua otimista e tem recebido feedback positivo dos cursos Sub-18.
O papel do meio ambiente no desenvolvimento de talentos
Um tema central no futebol juvenil é o desenvolvimento e apoio dos jogadores, que depende de vários fatores. Dr. Rene Paasch descreve que aspectos físicos, fisiológicos, psicológicos e sociais influenciam significativamente o desempenho atlético. Em particular, factores sociais como a relação entre treinador e jogador, bem como o apoio dos pais, são cruciais para o sucesso. É evidente que o apoio sólido aos jovens talentos é essencial para desenvolver profissionais de alto desempenho.
Segundo pesquisa da ARD, mostra que dos mais de 5.700 ex-jogadores sub-19, apenas 3,5% dão o salto para a liga profissional. Isto torna ainda mais importante a base sólida que os Sub-19 devem criar sob a liderança de Makiadi. Embora os jovens se desenvolvam ainda mais no campo de futebol, o ambiente – como a escola e a família – também é um fator importante para a sua carreira. Nas escolas de elite da Alemanha já estão a ser feitas tentativas para coordenar isto, mas os pioneiros são treinadores que reconhecem e promovem talentos.
Os próximos meses serão emocionantes, pois os Sub-19 do SV Werder Bremen devem continuar a trabalhar nas bases do seu desenvolvimento individual e a preparar-se para os desafios da nova temporada. A jovem equipa tem potencial e, com uma boa mão, o Werder Bremen poderá em breve conseguir integrar novos talentos no plantel profissional.