O início do inverno se aproxima: a neve e o frio trazem noites geladas a Bremen!
O clima de inverno aguarda Bremen: a partir deste fim de semana, neve e temperaturas abaixo de -6 graus Celsius. Saber mais!

O início do inverno se aproxima: a neve e o frio trazem noites geladas a Bremen!
Em Bremen e na Baixa Saxônia os sinais apontam para o inverno! A partir deste fim de semana, especificamente a partir de sábado, são esperadas as primeiras nevascas e temperaturas que nos farão arrepiar. O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) anuncia o ar frio da Escandinávia, que pode nos trazer vários centímetros de neve fresca. No entanto, a neve esperada irá variar de acordo com a região, e o tempo invernal deverá continuar até pelo menos meados da próxima semana, já que o Correio Weser relatado.
As primeiras fortes nevascas podem varrer a região na próxima noite, mesmo que as temperaturas permaneçam em torno de três graus Celsius. Também mostra que uma cobertura completa de neve é perfeitamente possível no próximo período, especialmente se as temperaturas caírem para três a seis graus Celsius negativos à noite. Durante o dia estará próximo do ponto de congelamento, com máximas de no máximo um grau Celsius no sábado.
Tempestade e frio no norte da Alemanha
Mas não é só a neve que está na previsão. Um vento forte soprando de oeste pode trazer rajadas tempestuosas adicionais, especialmente sobre a Baixa Saxônia, Schleswig-Holstein e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Estas condições meteorológicas poderão provocar dias desconfortáveis em muitas partes do país, uma tendência que poderá continuar durante os primeiros dias de Janeiro. As noites no norte podem atingir temperaturas entre seis e dois graus negativos, e alguns modelos também indicam a possibilidade de trovoadas de inverno no dia 2 de janeiro, relatam os meteorologistas. Previsão do tempo.
As incertezas na quantidade de precipitação também determinam grande parte das previsões atuais: os modelos alemães mostram quantidades moderadas de neve nova, enquanto as previsões europeias prevêem fortes nevascas até 12 de janeiro. Isto dá origem a especulações sobre como será a evolução do clima na segunda quinzena de janeiro. Mais notavelmente, o vórtice polar mudará de 13 para 16 de janeiro, o que poderá resultar numa mudança nos padrões climáticos, com as temperaturas voltando para níveis mais confortáveis.
Uma retrospectiva do inverno passado
Uma olhada no inverno passado mostra que geralmente foi mais ameno. A primeira metade do inverno de 2024/25 foi bastante amena, com apenas períodos esporádicos de geadas. Este foi o resultado de uma análise do DWD, que mostrou que a precipitação era muitas vezes demasiado baixa e a cobertura de neve só permanecia em altitudes mais elevadas durante mais de metade do tempo normal. Uma retrospectiva dos últimos meses também sugere que a região tem desfrutado de bastante sol em comparação com as chuvas, sendo isto perceptível nas zonas mais altas, onde houve até mais de 300 horas de sol em alguns casos. Nas regiões costeiras, porém, o inverno foi significativamente mais variado, com menos horas de sol do que na zona sul.
Com a atual situação climática, podemos ficar curiosos para ver se este inverno nos poderá despertar da leve letargia. Uma coisa é certa: os fãs do inverno farão o seu dinheiro valer a pena, enquanto outros podem estar ansiosos pelo próximo degelo após os primeiros dias gelados.