Drama no ICE: atacante com machado fere passageiros na Baixa Baviera!
Um ataque com machado a um trem ICE entre Straßkirchen e Plattling fere quatro pessoas. O suspeito do crime foi preso.

Drama no ICE: atacante com machado fere passageiros na Baixa Baviera!
Num incidente dramático num Expresso Intermunicipal (ICE) entre Regensburg e Plattling, vários passageiros foram atacados na tarde de terça-feira. O incidente ocorreu no ICE na rota deHamburgo-Altona para Vienaquando um sírio de 20 anos supostamente atacou outros viajantes com um machado e um martelo. Alto Rádio Hamburgo Quatro pessoas sofreram ferimentos leves e foram imediatamente levadas para hospitais próximos.
Após o alarme soar, por volta das 14h00, quando os passageiros ativaram a paragem de emergência, cerca de 150 bombeiros, polícia e serviços de emergência responderam rapidamente e dominaram o suspeito do crime. A Deutsche Bahn ficou preocupada após o incidente e agradeceu aos serviços de emergência pela sua rápida intervenção. O trem, que transportava cerca de 500 passageiros, está atualmente emStraßkirchen, distrito de Schambach, no distrito de Straubing-Bogen.
Medidas de proteção e percepção social
O incidente mais uma vez levanta questões sobre a segurança no transporte público. Segundo estudo da Polícia Criminal Federal, principalmente as mulheres se sentem inseguras, o que faz com que mais da metade delas evite usar o transporte público à noite. Estas preocupações também se reflectem no número crescente de crimes violentos. O número de atos violentos nas estações ferroviárias alemãs aumentou de 2023 para 202425.640 a 27.160. Foram observados aumentos significativos, particularmente em cidades como Berlim, Dortmund e Colónia.
Nas estações ferroviárias, os viajantes não só se deparam com roubos e danos materiais, como também registam um aumento nos crimes sexuais. A Polícia Federal tomou medidas significativas para aumentar a segurança, incluindo a instalação de mais de 11 mil câmeras em 750 estações de trem. A presença das forças de segurança também está a aumentar. Mas apesar destes esforços, o sentimento de insegurança entre os viajantes permanece, levando a discussões sobre possíveis compartimentos para mulheres nos transportes públicos.
Investigações em andamento
Segundo a polícia, as investigações sobre os antecedentes do incidente estão em andamento. Ainda não foram divulgados detalhes sobre os possíveis motivos do perpetrador. Há relatos de indícios de que passageiros ou possivelmente até mesmo um membro da Bundeswehr estiveram envolvidos na subjugação do agressor, mas isso ainda não foi confirmado. Enquanto a linha ferroviária está temporariamente fechada, a parte dianteira do trem foi guiada com sucesso para a estação.
BR.de salienta que, apesar do enorme fardo que pesa sobre as pessoas afetadas, não existe qualquer perigo grave para a população. Embora o centro de apoio aos viajantes tenha sido criado, o foco está em recuperar a confiança dos passageiros na segurança dos transportes públicos.
Dadas todas estas circunstâncias, espera-se que as medidas futuras melhorem a segurança dos transportes públicos e respondam às preocupações dos viajantes.