Praga de Nutria em Hamburgo: as áreas de caça estão sendo enormemente expandidas!
A autoridade ambiental de Hamburgo está a intensificar a caça às nozes em Altona e arredores, a fim de minimizar os danos.

Praga de Nutria em Hamburgo: as áreas de caça estão sendo enormemente expandidas!
O alarme soa em Hamburgo: a nutria, animal nativo da América do Sul, está se espalhando cada vez mais e causando danos consideráveis na cidade. De acordo com a autoridade ambiental de Hamburgo, são agora necessárias novas medidas para conter a população desta espécie invasora. Os últimos desenvolvimentos mostraram que a nutria já não pode ser encontrada apenas em regiões típicas como Bergedorf e Harburg, mas também noutras áreas urbanas como Wandse, Kollau, Fleeten e Alsterlauf. Também foi avistado nos distritos de Altona, Eimsbüttel e Hamburg-Nord. Essa disseminação é alarmante porque as nutrias podem causar danos em parques, cemitérios e aterros e ameaçar a flora e a fauna nativas.
Para enfrentar este desafio, a Agência de Proteção Ambiental ampliou as suas medidas. As áreas de caça foram ampliadas e o prémio de captura dos animais capturados aumentou de sete para catorze euros por nutria. O objetivo é criar um incentivo para que os caçadores se tornem ativos. Além disso, os caçadores urbanos podem agora obter uma licença de caça à nutria sem taxas. Outro grande foco está no novo programa de armadilhagem, que também será ampliado nos distritos de caça I e II. As autoridades fornecem armadilhas e os proprietários do distrito podem solicitar os materiais necessários através dos seus mestres caçadores.
Razões para o aumento da população de nutria
O aumento da numetria tem vários motivos. Além da alimentação aprovada pelos cidadãos, que muitas vezes agem precipitadamente, os animais de Hamburgo encontram ótimas condições de vida graças às inúmeras massas de água como o Elba, Alster e Co. Além disso, as vantagens climáticas da região e as atuais restrições à caça promovem a urbanização da nutria, relatou Associação Alemã de Caça (DJV). Estes desenvolvimentos fizeram com que o número de ocorrências de nutria na Alemanha aumentasse enormemente nos últimos anos. Nas áreas de caça participantes, a presença de nutria aumentou 100 por cento entre 2015 e 2023, e em Hamburgo, as estatísticas actuais mostram que os animais foram avistados em 74 por cento das áreas.
Os efeitos são significativos: as Nutrias prejudicam as margens dos rios e podem, assim, pôr em perigo os diques. Eles também destroem cinturões de juncos que fornecem habitats para inúmeras espécies nativas de pássaros, peixes e anfíbios. A comunidade da cidade é, portanto, solicitada a relatar avistamentos e danos, a fim de otimizar especificamente as medidas. Os cidadãos devem contactar a autoridade ambiental caso façam alguma observação incomum.
Caçadores de cidades em ação
Existem inúmeras novas oportunidades para caçadores que desejam se especializar na caça desses animais. Agora é permitido nomear guardas florestais adicionais que podem ser designados especificamente para nutria. O intercâmbio já estabelecido entre os caçadores e a autoridade ambiental deverá ajudar a melhorar a eficácia das medidas. No âmbito do programa de armadilhas, já foram instaladas 50 armadilhas vivas com detectores electrónicos nos distritos de caça III e IV. Tudo isto acontece à luz da necessidade urgente de regular a população de nutria.
Em resumo, Hamburgo está numa corrida contra o tempo para manter afastada a nutria invasora. Os esforços da autoridade ambiental e a participação ativa dos caçadores são cruciais para proteger e preservar o ecossistema da cidade no longo prazo.