Hamburgo inspira: a cidade continua no topo do Atlas da Felicidade 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Hamburgo lidera o ranking de países no Atlas da Felicidade 2025 com 7,33 pontos; A satisfação com a vida aumentou ligeiramente na Alemanha.

Hamburg führt im Glücksatlas 2025 das Länderranking mit 7,33 Punkten an; Lebenszufriedenheit in Deutschland leicht gestiegen.
Hamburgo lidera o ranking de países no Atlas da Felicidade 2025 com 7,33 pontos; A satisfação com a vida aumentou ligeiramente na Alemanha.

Hamburgo inspira: a cidade continua no topo do Atlas da Felicidade 2025!

A cidade hanseática de Hamburgo garantiu mais uma vez o título de cidade mais feliz da Alemanha. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Freiburg em colaboração com a Loteria de Classe da Alemanha do Sul, os residentes de Hamburgo avaliam sua satisfação com a vida em média em 7,33 pontos em uma escala de 0 a 10. Isso coloca a cidade bem acima da média alemã, que subiu ligeiramente para 7,09 pontos, com o aumento da satisfação com a vida na Alemanha Oriental contribuindo significativamente para isso. Deutschlandfunk.

Hamburgo lidera o ranking nacional no Atlas da Felicidade 2025, onde a cidade defende o seu primeiro lugar, ainda que a satisfação tenha caído ligeiramente em relação ao ano anterior. Uma análise do Atlas da Felicidade mostra que os valores na Baviera (7,21 pontos) e na Renânia-Palatinado (também 7,21 pontos) ficam nos seguintes locais, seguidos pela Renânia do Norte-Vestfália com 7,19 pontos. O Schleswig-Holstein, que já estava em terceiro lugar, cai para o quinto lugar com 7,12 pontos. Este declínio deixa claro que a concorrência no Norte estava definitivamente a recuperar por várias razões, como observa Zeit.

satisfação nos estados federais

O Atlas da Felicidade 2025 também mostra uma visão regional interessante: embora a satisfação média com a vida em Hamburgo e nos estados federais superiores atinja valores agradáveis, as coisas parecem menos animadoras em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, que é o estado federal menos satisfeito com 6,06 pontos. Há aqui uma tendência de estagnação, o que é preocupante. Em contrapartida, a Alemanha Oriental apresenta um aumento na satisfação com 6,91 pontos, enquanto a Alemanha Ocidental permanece em 7,15 pontos.

A lista completa do Atlas da Felicidade mostra a satisfação com a vida da seguinte forma:

Estado Federal Pontos de felicidade
Hamburgo 7.33
Baviera 7.21
Renânia Palatinado 7.21
Renânia do Norte-Vestfália 7.19
Schleswig-Holstein 7.12
… (outros estados federais)
Berlim 6,83
Sarré 6,78
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental 6.06

Mudanças na atitude perante a vida

No geral, 48% dos alemães disseram estar muito satisfeitos com a sua vida, o que a classificação de 8 a 10 pontos confirma. O que é particularmente digno de nota é que os inquéritos realizados pelo Instituto Allensbach de Demoscopia mostram que mais de 19.000 pessoas em toda a República Federal partilharam a sua situação de vida. Os dados recolhidos sublinham a importância de fatores como trabalho, rendimento, família e tempo de lazer para o bem-estar emocional, uma vez que mais de 5.100 pessoas também foram entrevistadas sobre estes temas em junho de 2025.

No geral, resta saber como a satisfação evoluirá nos próximos anos. O Atlas da Felicidade oferece uma imagem emocionante da realidade da vida na Alemanha e deixa espaço para a esperança de que, com medidas apropriadas, desenvolvimentos positivos também possam ocorrer nos estados federais menos satisfeitos.