Hamburgo celebra EURO 2024 sustentável: 600.000 torcedores na fan zone!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Hamburgo tira conclusões positivas do UEFA EURO 2024: sustentabilidade, inclusão e mais de 600 mil visitantes na fan zone.

Hamburg zieht positive Bilanz der UEFA EURO 2024: Nachhaltigkeit, Inklusion und über 600.000 Besucher in der Fan Zone.
Hamburgo tira conclusões positivas do UEFA EURO 2024: sustentabilidade, inclusão e mais de 600 mil visitantes na fan zone.

Hamburgo celebra EURO 2024 sustentável: 600.000 torcedores na fan zone!

Mais de 600.000 pessoas visitaram a fan zone com visualização pública no Heiligengeistfeld durante o UEFA EURO 2024, em Hamburgo. Estes números impressionantes mostram não só o grande interesse neste evento desportivo, mas também o sucesso na implementação de padrões de sustentabilidade, diversidade e inclusão, como Hamburgo.de relatado. A Senadora do Meio Ambiente, Clima, Energia e Agricultura, Katharina Fegebank, também se concentrou no design sustentável de grandes eventos esportivos.

A Fan Zone recebeu o selo Green Events na mais alta categoria “Premium”. Isto sublinha o compromisso com a proteção ambiental e climática. 86 por cento dos visitantes conseguiram viajar de forma amiga do ambiente, seja de transporte público, de bicicleta ou a pé. Um sistema bem pensado de gestão de resíduos e reutilizáveis ​​garantiu que apenas 76 gramas de resíduos fossem gerados por pessoa e mais de 60.000 garrafas PET descartáveis ​​fossem salvas.

Diversidade e inclusão

O evento também deu exemplo de diversidade e tolerância. Foram lançados 15 projetos vencedores do concurso de ideias “Hamburgo, o seu EURO”, incluindo o torneio de futebol para sem-abrigo “Homeless EURO 2024” e um dia de ação queer. A acessibilidade foi uma prioridade: uma plataforma para 54 cadeiras de rodas e um plano de área tátil permitiram que todos os visitantes participassem nas celebrações.

Foi também dada especial ênfase à participação activa dos convidados. Com um campo de futebol 5×5 houve a oportunidade de se tornar ativo. Aliado a um conceito de conscientização, foi criado um ambiente seguro e acolhedor para todos. Os Voluntários Verdes estiveram disponíveis para responder às perguntas dos visitantes sobre sustentabilidade e sensibilizar para práticas amigas do ambiente.

Perspectivas futuras no esporte

As experiências positivas do EURO 2024 deverão ajudar a melhorar ainda mais os futuros grandes eventos. Hamburgo planeia aplicar as conclusões e estratégias para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2036, 2040 ou 2044. O foco está nas instalações desportivas existentes, uma vez que mais de 80% já existem e 96% das instalações desportivas podem ser alcançadas a partir de uma paragem de transportes públicos em menos de 15 minutos a pé.

Mas o desporto profissional também enfrenta desafios, como se pode verificar pela área de responsabilidade da indústria desportiva. A construção de instalações desportivas para grandes eventos traz frequentemente consigo preocupações ambientais e de direitos humanos. Alto RSE na Alemanha Por exemplo, as violações massivas dos direitos humanos no contexto de projectos de grande escala são repetidamente discutidas.

Nesta discussão torna-se claro que não se pretende apenas eventos emocionantes e divertidos, mas também que se deve desenvolver uma consciência sobre o aumento das emissões de CO₂ e dos resíduos plásticos no desporto. A nível global, mais de 250 organizações desportivas já assinaram o Quadro das Nações Unidas para o Desporto para a Acção Climática para promover práticas sustentáveis ​​no desporto.

O UEFA EURO 2024 em Hamburgo poderá, portanto, servir de modelo para futuros grandes eventos desportivos e deixar claro a importância de implementar princípios sustentáveis ​​no desporto. Especialmente numa altura em que as alterações climáticas e a protecção ambiental são questões cada vez mais prementes. Vamos trabalhar juntos para garantir que o desporto não só traga alegria, mas também sentido de responsabilidade!