Novo esplendor para a Ópera Estatal de Hamburgo: a estreia da ópera inspira!
Experimente o início de uma nova era na Ópera Estatal de Hamburgo com o diretor artístico Tobias Rache e o diretor musical geral Omer Meir Wellber em 30 de setembro de 2025. O programa “3 Days Awake” promete uma variedade de formatos de ópera e concertos para um público amplo.

Novo esplendor para a Ópera Estatal de Hamburgo: a estreia da ópera inspira!
No último fim de semana, a Ópera Estatal de Hamburgo teve uma grande inauguração com a abertura do programa “3 Dias Acordados”, que levou os amantes da música ao mundo histórico da ópera. O Intendente Tobias Scratch e o Diretor Musical Geral Omer Meir Wellber convidaram a todos para um fim de semana agitado para celebrar sua nova era. O primeiro evento, o “Housewarming Concert”, esgotou devido à grande procura. Moderado pela popular cantora Ina Müller, o evento fez com que o público ficasse emocionado além do âmbito da ópera. [Welt] relata que Müller conduziu o programa de maneira encantadora e entrevistou Tobias Scratch, que comemorou sua primeira estreia com “Paradise and the Peri” em 27 de setembro.
O concerto não foi apenas uma revelação musical, mas também uma celebração da nova direção criativa sob a liderança de Schieber. O diretor também foi nomeado Diretor do Ano pela “Opernwelt” naquela noite. krater se propôs a trazer ao palco tudo o que a ópera pode fazer em novas facetas, trazendo assim uma lufada de ar fresco ao cenário da ópera de Hamburgo.
Um programa multicamadas
O “Concerto de Inauguração” ofereceu uma programação variada que começou com a estreia de “Hino, com fragmento de Holderlin” de Marko Nikodijevic. Clássicos como “Short Ride in a Fast Machine” de John Adams e uma fascinante performance de flauta de Nikolaus Habjan com “Hell of Revenge” também enriqueceram a noite. Até a soprano Vera-Lotte Boecker reservou um tempo para explicar o oratório e contar anedotas de sua vida familiar, o que fez o público sorrir.
Para os mais curiosos, a Ópera Estatal ofereceu uma programação variada nos foyers recém-projetados. Desde música clássica no salão de doadores até destaques musicais e até karaokê com membros do conjunto, havia algo para todos os gostos. Destaque para o live set do produtor de eletrônica e house Stimmed, que garantiu clima de festa até altas horas da manhã.
Uma conexão com novos públicos
krater e Wellber também estabeleceram o objetivo de tornar a ópera atraente para novos públicos. Para isso, estão sendo planejadas colaborações com o Thalia Theatre, Schmidts Tivoli e Stage Entertainment. Estas parcerias poderiam ajudar a expandir o alcance da ópera e a atrair um público mais jovem. Os foyers da Ópera Estatal foram redesenhados em oito semanas. Elementos históricos receberam amorosamente um brilho moderno, como as colunas douradas no foyer ou o lounge dos doadores com novos assentos.
A programação do ciclo de eventos “3 Days Awake” incluiu inúmeros destaques como a estreia da ópera infantil “The Goose Girl” de Iris ter Schiphorst bem como diversas atividades de participação infantil e debates em que o público esteve diretamente envolvido. As delícias da ópera e o ambiente animado da Ópera Estatal poderão ser apreciados até 28 de setembro.
Em resumo, pode-se dizer que a nova liderança sob Tobiaskrater e Omer Meir Wellber inaugurou um capítulo emocionante para a Ópera Estatal de Hamburgo, que combina tradição e modernidade - uma perspectiva emocionante para a cidade cultural de Hamburgo. A [Hamburgische Staatsoper] dá um novo impulso ao repertório da Ópera Estatal através das inúmeras estreias e da estreita relação com compositores contemporâneos.