Choque para os passageiros: o HVV aumenta drasticamente as tarifas em até 13%!
O HVV aumentará as tarifas em Hamburgo em até 13% a partir de 2026, citando a necessidade de recuperar o atraso após a crise do coronavírus.

Choque para os passageiros: o HVV aumenta drasticamente as tarifas em até 13%!
As tarifas no Hamburger Verkehrsverbund (HVV) aumentarão significativamente a partir de 1º de janeiro de 2025. Em média, os passageiros incorrerão em custos adicionais de cerca de 5,4%, com os bilhetes individuais se tornando até 13% mais caros. Desta forma, o HVV está a responder a um atraso na procura que surgiu devido a ajustamentos tarifários mais silenciosos durante os anos Corona. Este aumento afasta-se dos anteriores índices de aumento de preços, que estavam fortemente orientados para os preços dos combustíveis e aumentos salariais. Curiosamente, a actual taxa de inflação superior a dois por cento não é utilizada no cálculo, o que é recebido com pouca compreensão pelos passageiros.
O aumento de preços será particularmente flagrante no bilhete local, que passará de 3,10 euros para 3,50 euros (aumento de 12,9 por cento). Outros tipos de bilhetes também estão a ficar mais caros: uma única viagem em dois anéis tarifários custará 4,10 euros no futuro, o que significa um aumento de 5 por cento. Será fixado um novo preço de 8,20 euros para o bilhete diário, ficando excluídas do aumento drástico as viagens de curta distância e individuais para crianças. A decisão surge num momento em que a atratividade do transporte público local deveria ser muito importante. Já houve críticas aos aumentos de preços por parte da CDU de Hamburgo, que os descreve como inaceitáveis e vê o risco de pôr em perigo o número de utilizadores. De acordo com a NDR, o HVV também está planejando abolir os populares ingressos diários das 9h.
Ajustes de preços em detalhes
Os próximos aumentos de preços não são os únicos que os passageiros de HVV experimentaram nos últimos anos. Uma retrospectiva dos ajustes de preços desde 2019 mostra que os últimos cinco anos já foram marcados por aumentos suaves:
- 2019: +2,1 Prozent
- 2020: +1,3 Prozent
- 2021: +1,4 Prozent
- 2022: +1,3 Prozent
- 2023: +3,2 Prozent
- 2024: +1,8 Prozent
Os próximos reajustes também afetarão os ingressos semanais e mensais, que ficarão significativamente mais caros. O bilhete mensal passa de 69 euros para 78 euros em toda a rede HVV, enquanto o bilhete semanal sobe de 29 euros para 38 euros. O bilhete para a Alemanha também aumentará de 49 euros para 58 euros no próximo ano. O bom disto: cerca de 200.000 estudantes em Hamburgo utilizaram até agora o bilhete gratuito para a Alemanha, o que torna o aumento planeado de 58 para 63 euros particularmente explosivo.
Em resumo, o aumento dos preços afectará muitos residentes e passageiros de Hamburgo. O HVV não está apenas a provocar um aumento acentuado nos preços dos bilhetes, mas também algumas mudanças na oferta de bilhetes. O princípio “reservar online é mais barato” mantém-se, uma vez que os preços permanecem 7% mais baixos quando reservam através de smartphone. Esta informação vem das declarações atuais do HVV em hamburg.de.
Com todas estas mudanças, as empresas de transporte enfrentam o desafio de manter a atratividade do transporte público e convencer os passageiros dos aumentos previstos nos preços dos bilhetes. Resta saber como a associação de transportes de Hamburgo reagirá às reações iniciais dos passageiros.