Os lucros das empresas norte-americanas estão em colapso: os CEO devem tomar medidas corretivas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Oliver Binz, professor de contabilidade na ESMT Berlim, analisa os desafios e as causas da queda dos lucros no quarto trimestre.

Oliver Binz, Professor für Rechnungswesen an der ESMT Berlin, analysiert die Herausforderungen und Ursachen für Gewinnrückgänge im vierten Quartal.
Oliver Binz, professor de contabilidade na ESMT Berlim, analisa os desafios e as causas da queda dos lucros no quarto trimestre.

Os lucros das empresas norte-americanas estão em colapso: os CEO devem tomar medidas corretivas!

Nas suas análises atuais, Oliver Binz, Professor Associado de Contabilidade na ESMT Berlim, analisa criticamente a situação económica no final do quarto trimestre. Como é sabido, é prática comum as empresas terem de ajustar as suas demonstrações financeiras para cima ou para baixo. Mas como ele em um Artigo de table.media Conforme observado, os lucros das empresas norte-americanas caem frequentemente quase 50% durante esta fase, em comparação com os trimestres anteriores. As razões para isto residem em estimativas distorcidas das despesas repartidas ao longo do ano.

O interessante é que os mercados ainda reagem negativamente à queda dos números, embora o negócio operacional das empresas permaneça estável. Uma discrepância que pode causar problemas aos CEOs, porque números incorretos podem levar a decisões precipitadas e ineficientes. Em última análise, esta situação significa que a confiança dos mercados de capitais é prejudicada, uma vez que os analistas e investidores muitas vezes não conseguem compreender a lógica por trás das correções.

O papel dos dados do mercado de trabalho dos EUA

Bericht des Vermögenszentrums 143.000 neue Jobs geschaffen, was zwar unter den Erwartungen von 175.000 liegt, aber dennoch positive Nachrichten sind, da die Vormonatszahlen um 100.000 Stellen nach oben korrigiert wurden. Darüber hinaus ist die Arbeitslosenquote auf 4,0 Prozent gefallen, was als Zeichen für Stabilität interpretiert wird.

Com um aumento salarial de 0,5 por cento face ao mês anterior, o mercado de trabalho superou as expectativas e sinaliza uma política cautelosa de taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA. Esta política é ainda apoiada pela política monetária, uma vez que o Presidente da Fed, Jerome Powell, enfatiza ao Congresso dos EUA que não há pressa em cortar as taxas de juro. Note-se que a flexibilização prematura da política monetária poderá comprometer o progresso na luta contra a inflação.

Desenvolvimentos económicos na Europa

Na Suíça verifica-se também um aumento da taxa de desemprego para 3 por cento, a taxa mais elevada desde Dezembro de 2021. As condições económicas são particularmente tensas na indústria, como a engenharia mecânica e a indústria relojoeira. A situação do desemprego no verão de 2023, inferior a 2 por cento, é também um destaque positivo. As previsões para a Europa Ocidental e para a economia global apontam para um crescimento de 1,1 e 2,9 por cento, respetivamente.