Surto dramático de gripe aviária: 28.000 galinhas mortas em Sassen-Trantow!
Um novo surto de gripe aviária na Pomerânia Ocidental-Greifswald afecta 28.000 galinhas. Foram tomadas medidas de proteção e obrigações de instalação.

Surto dramático de gripe aviária: 28.000 galinhas mortas em Sassen-Trantow!
Um novo caso de gripe aviária causou alarme no distrito de Vorpommern-Greifswald. Numa instalação de engorda de frangos em Sassen-Trantow, cerca de 28 mil frangos foram mortos e eliminados ontem pelo serviço de controle de doenças para impedir a propagação do vírus H5N1. Este é o terceiro surto na região nesta temporada, obrigando as autoridades a tomar medidas decisivas. De acordo com nordkurier.de, a confirmação oficial do patógeno foi recebida no sábado, o que resultou no estabelecimento imediato de medidas de proteção.
Foi criada uma zona de exclusão com um raio de pelo menos três quilómetros em torno de Treuen para evitar a propagação da gripe aviária. Partes dos distritos de Mühlenkamp, Sassen, Zarrentin, Gülzowshof, Schwinge e Vorbein foram afetadas. Nesta zona, todos os avicultores são obrigados a montar imediatamente os seus estábulos. Esta medida inclui também a obrigação de comunicar o número de animais e a sua localização, a fim de obter uma melhor visão da situação.
Expansão das zonas de vigilância
Mas não são apenas as restrições em Sassen-Trantow. A zona de monitoramento também foi ampliada e agora se estende por cerca de dez quilômetros ao redor da empresa afetada. As áreas afetadas nesta zona de vigilância incluem Levenhagen, Alt Ungnade, Friedrichsfelde, Alt Pansow, Neu Pansow, Dersekow e Dargelin. As autoridades alertam que as exposições e mercados de aves são proibidos nestas zonas. O transporte de aves, ovos, carne e outros produtos de origem animal também é proibido, o que representa um grande desafio para muitas empresas.
A situação continua tensa. No município de Lychen, no distrito de Uckermark, Brandemburgo, um bando de aves também testou positivo para o vírus H5N1. Partes do distrito de Mecklenburg Lake District, especialmente Mechow, no município de Feldberger Seenlandschaft, estão agora também nas zonas de proteção e vigilância. A dinâmica desta situação exige que os avicultores estejam particularmente vigilantes e tomem medidas rigorosas de higiene.
Precauções para avicultores
É necessário cuidado especial ao manter as aves perto da água, pois as aves selvagens podem atuar como vetores do vírus. Dado que os avicultores enfrentam agora requisitos rigorosos, as autoridades sublinham a importância da prevenção. Apelam ao público para contactar o consultório veterinário em caso de dúvida e para notificar imediatamente casos suspeitos. Relatórios Tagesschau que a situação possa ser avaliada pelas autoridades como dinâmica e grave.