Onda de doença paralisa tráfego de ônibus em Greifswald – O que está acontecendo agora!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Greifswald, ondas de doenças estão causando cancelamentos de ônibus para transporte escolar. Medidas estão sendo tomadas para manter as operações.

In Greifswald sorgen Krankheitswellen für Busausfälle im Schülerverkehr. Maßnahmen werden ergriffen, um den Betrieb aufrechtzuerhalten.
Em Greifswald, ondas de doenças estão causando cancelamentos de ônibus para transporte escolar. Medidas estão sendo tomadas para manter as operações.

Onda de doença paralisa tráfego de ônibus em Greifswald – O que está acontecendo agora!

A cidade de Greifswald enfrenta atualmente uma grave escassez de pessoal nos transportes públicos locais, o que está a ter um impacto notável em muitos passageiros. Especificamente, há cancelamentos frequentes no transporte de ônibus. Isto se deve principalmente ao alto nível de doenças entre os motoristas de ônibus, embora também haja doenças de longa duração e ausências de curta duração devido a férias. Henrik Umnus, diretor administrativo da Verkehrsbetrieb Greifswald GmbH, explicou que em alguns dias até 50% dos serviços não podem ser atendidos. A empresa de serviços públicos de Greifswald tomou medidas para melhorar a situação recorrendo a um subcontratado para manter pelo menos parte do tráfego. Contudo, o transporte estudantil está garantido; Não há interrupções aqui durante os horários de pico, como relata NDR.

Os efeitos da situação também são claramente visíveis nas linhas. Por exemplo, a linha dois para Schönwalde e Wieck não funciona mais a cada 15 minutos, mas apenas às vezes a cada 30 minutos. Ao mesmo tempo, as empresas de transporte têm de suspender temporariamente o serviço de lavagem dos autocarros, o que pode fazer com que os veículos deixem de parecer tão limpos por fora. Para amenizar a situação, a cidade procura motoristas de ônibus temporários. Atualmente, estão sendo procurados cerca de quatro motoristas, e as entrevistas pretendem ajudar a recrutar novos funcionários o mais rápido possível, como relata Nordkurier.

Desafios no transporte público local

Contudo, a escassez de trabalhadores qualificados na indústria não é apenas um problema local. Segundo relatos, cerca de 20.000 motoristas de autocarros de transportes públicos (ÖPNV) estão atualmente indisponíveis na Alemanha, e os especialistas alertam que este número poderá aumentar para 65.000 até 2030 se não forem tomadas contramedidas. Os fatores de aceleração incluem um elevado número de motoristas que se reformam e más condições de trabalho que dificultam a atração de jovens talentos. Atualmente, 57% dos motoristas de ônibus e bondes têm mais de 55 anos, o que não indica uma boa situação de recrutamento, como afirma Tagesschau.

A indústria está sob pressão, não só pela elevada idade média dos motoristas, mas também pela falta de jovens talentos. Os custos muitas vezes elevados de formação para obter uma carta de condução de autocarro e os obstáculos burocráticos no recrutamento de trabalhadores estrangeiros tornam particularmente difícil para os empregadores atrair novos trabalhadores. Para duplicar o número de passageiros, espera-se que sejam necessários 87.000 trabalhadores qualificados adicionais nos transportes públicos até 2030.

Em Greifswald, os serviços públicos municipais são obrigados a enfrentar vários desafios ao mesmo tempo. Embora cuidem da situação do pessoal a curto prazo, a estratégia a longo prazo também precisa de ser relançada para aumentar a atratividade da profissão. A cidade está, portanto, pedindo aos passageiros que sejam pacientes enquanto as soluções estão sendo trabalhadas. As informações sobre a situação atual do trânsito estão disponíveis no sistema digital de informações aos passageiros, na página das concessionárias municipais e também por telefone.