Cooperação militar germano-mongol: uma lição de amizade!
A Brigada Panzergrenadier 41 de Neubrandenburg treinará soldados mongóis na Alemanha a partir de 2025.

Cooperação militar germano-mongol: uma lição de amizade!
Uma emocionante cooperação de treino entre a Brigada Panzergrenadier Alemã 41 “Pomerânia Ocidental” e as forças armadas da Mongólia está a tomar forma. Nos próximos dois anos, a brigada, baseada em Neubrandenburg, treinará camaradas mongóis. De novo Correio do Norte relatado, as semanas de treinamento acontecem em maio de 2025 a 2027 e duram quatro semanas.
O treinamento em si acontecerá aproximadamente 30 quilômetros a oeste de Ulaanbaatar, capital da Mongólia. Uma equipe de 30 treinadores alemães estará no local. O foco do treinamento é a realização de patrulhas, comportamento correto em caso de ameaças de artefatos explosivos improvisados (IEDs), atendimento médico aos feridos e desativação de armadilhas. Para facilitar a comunicação entre os soldados, os oficiais mongóis que já receberam extenso treinamento linguístico na Alemanha atuarão como intérpretes.
Parceria com histórico
Esta cooperação não é a primeira deste tipo. A Panzergrenadierbrigade 41 já ganhou experiência com as forças armadas da Mongólia em 2023 numa cooperação anterior que ocorreu como parte de uma Equipa Móvel de Formação das Nações Unidas (MTT). Este MTT é um programa de formação reconhecido pelas Nações Unidas, mas neste caso a implementação ocorre sem o envolvimento direto da Organização. Notavelmente, as Forças Armadas da Mongólia também estão activamente envolvidas no Sudão do Sul como parte da Missão das Nações Unidas na República do Sudão do Sul (UNMISS), onde aproximadamente 10% das suas tropas estão estacionadas.
A própria Brigada Panzergrenadier 41, que está subordinada à 1ª Divisão Panzer, descreve-se apropriadamente como o “exército do Nordeste”. As suas principais tarefas incluem não só a prevenção de conflitos no âmbito das operações da NATO e da UE, mas também a defesa nacional em caso de ataque. Com seu colorido brasão com as cores nacionais da Pomerânia e um grifo vermelho, a brigada tem uma história que remonta a 1991, quando foi formada por partes do Exército Popular Nacional (NVA).
Um olhar para o futuro
Os próximos anos de formação prometem uma cooperação profunda e um intercâmbio animado entre as duas nações, caracterizado pela camaradagem e pela apreciação mútua, mesmo que as barreiras linguísticas tenham de ser ultrapassadas. Ao longo dos anos, a Brigada Panzergrenadier 41 provou repetidamente o seu valor em operações nacionais e multinacionais, seja em medidas de controlo de catástrofes ou em missões internacionais em áreas de crise como o Afeganistão e o Mali.
A iniciativa croata não só reflecte o compromisso da Alemanha com a segurança internacional, mas também promove uma ligação espiritual que vai além do quadro militar. Com um bom talento para os desafios do futuro, os soldados estão prontos para treinar os seus colegas mongóis, bem como para adquirirem eles próprios uma experiência valiosa.
Espera-se que a cooperação seja apoiada pelo departamento de “Apoio ao Treinamento Militar” da Panzergrenadierbrigade 41 e pelo Panzerpionierbataillon 803 de Havelberg, o que cria ainda mais potencial para intercâmbio contínuo. Se considerarmos que a brigada se estende por vários estados federais, de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental a Schleswig-Holstein, é óbvio: o futuro está a ser escrito aqui.