700 grupos de autoajuda em M/V: suporte para todas as situações!
Em Neustrelitz e em toda Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, mais de 700 grupos de autoajuda oferecem apoio às pessoas afetadas e aos seus familiares.

700 grupos de autoajuda em M/V: suporte para todas as situações!
Muita coisa está acontecendo na área de autoajuda em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental! Cerca de 700 grupos de autoajuda estão ativos e apoiam pessoas com diversos desafios. Este número foi anunciado pela Ministra dos Assuntos Sociais, Stefanie Drese, durante um debate no parlamento estadual. O seu compromisso com a auto-ajuda mostra quão importantes são o intercâmbio e o apoio emocional dentro destes grupos.
Mas não é tudo: o número de pontos de contacto para as pessoas afetadas aumentou de seis para nove. Onde estão esses pontos de contato? Em Wismar, Hagenow, Neustrelitz, Schwerin, Güstrow, Rostock, Neubrandenburg, Stralsund e Pasewalk, as pessoas afetadas têm agora a oportunidade de encontrar apoio e comunicar entre si.
Promovendo a autoajuda
Outro passo na direcção certa é aumentar os recursos financeiros para o trabalho de auto-ajuda. No duplo orçamento 2024/25, o financiamento foi aumentado de 135 mil para quase 144 mil euros anuais. O objetivo é facilitar o acesso aos grupos e garantir a qualidade do trabalho. “A autoajuda oferece apoio e troca para pessoas com desafios ou doenças”, afirma Drese, enfatizando a importância dessas iniciativas.
A organização sem fins lucrativos também é um dos grupos ativos no MV AUTO AJUDA M/V e.V., que é liderado por um conselho de voluntários. Esta organização representa os interesses das pessoas com doenças crónicas e deficientes e dos seus familiares e trabalha independentemente de filiações políticas ou religiosas.
Diversas ofertas para os afetados
O site dos participantes da autoajuda não só oferece informações sobre as associações membros, mas também permite pesquisas direcionadas para tópicos específicos, por exemplo, sobre a doença de Parkinson. Mas mesmo para doenças crónicas sem associações regionais próprias, não existe uma lista completa de grupos de autoajuda em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. No entanto, as pessoas afetadas podem entrar em contato com o escritório se tiverem alguma dúvida.
Graças a estas iniciativas e ao trabalho empenhado dos grupos de autoajuda, as pessoas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental podem esperar encontrar o apoio de que necessitam. A nova estrutura e financiamento certamente ajudarão ainda mais pessoas a beneficiar das ofertas.