Apenas 25% dos cursos no MV têm restrições de acesso!

Mecklenburg-Vorpommern verzeichnet nur 25,1% zugangsbeschränkte Studienangebote im Wintersemester 2025/26.
Mecklenburg-Western Pomerania registrou apenas 25,1% de cursos limitados por acesso no semestre de inverno 2025/26. (Symbolbild/MND)

Apenas 25% dos cursos no MV têm restrições de acesso!

Mecklenburg-Vorpommern, Deutschland - Em Mecklenburg-Western Pomerania, os alunos podem respirar um suspiro de alívio, porque no semestre de inverno 2025/26 existem apenas 25,1 % do estudo. Isso foi o resultado de uma análise atual do Che Centrum para o desenvolvimento da universidade, como "https://www.n-tv.de/regionales/mecklenburg-vorpommern/nur-jedes-studienbot-in-mv-access-ticle25870294.html"> n-tv . Isso inclui o procedimento de avaliação de Numerus clausus (NC) e aptidão.

A cota na Pomerania de Mecklenburg-Western é, portanto, relativamente barata em uma comparação nacional, porque a proporção de restrições de acesso em todo o território federal é de 32,25 %. Com esse desenvolvimento, a MV é o décimo dos dezesseis estados federais quando se trata do número de cursos que têm as restrições. As chances de Berlim são particularmente altas, com 54,4 % e em Baden-Württemberg, com 50,2 %. Hamburgo segue de perto com 49,2 %, enquanto os estados federais com muito poucas restrições, a Turingia (18,0 %), a Renânia-Palatinato (17,7 %) e Brandenburg (17,4 %).

Aumentar as ofertas de estudo

O declínio nas restrições de acesso não é totalmente acidental. Especialistas explicam que ele se deve principalmente aos números do primeiro semestre e ao aumento dos cursos. É assim que está em todo o país: desde o semestre de inverno 2020/21 até o semestre de inverno 2024/25, o número de candidatos diminuiu como um todo, enquanto, ao mesmo tempo, os locais de estudo aumentaram facilmente. Isso significa que mais e mais estudantes podem estudar seu desejo na universidade desejada, como A relação entre candidatos e locais de estudo também melhora em assuntos limitados em todo o país, como medicina e farmácia. Isso mostra que, no futuro, poderia ser mais fácil para os alunos em potencial conseguirem um lugar nesses campos populares.

Variações nos campos

Uma olhada nos diferentes campos também é interessante: na ciência da engenharia, mais de 75 % das ofertas não têm restrições de acesso. Por outro lado, parece um pouco diferente nas áreas de ciências legais, econômicas, sociais e sociais, onde quase 40 % dos cursos têm uma restrição de acesso. Além disso, em média, os programas de diploma de bacharel têm restrições de acesso mais baixas (30,6 %) do que os programas de mestrado (33,8 %), o que pode indicar maior demanda nessas áreas.

No geral, a situação atual dos dados mostra que o cenário do estudo na Alemanha, especialmente na Pomerânia de Mecklenburg-Western, é uma revolta. Com mais de 22.000 cursos, a seleção agora é mais diversa do que nunca. Há algo para todos que optaram por um diploma!

Details
OrtMecklenburg-Vorpommern, Deutschland
Quellen