A gripe aviária preocupa os criadores: o que agora se aplica às exposições!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os clubes avícolas de Pasewalk estão preocupados com as próximas exposições devido a casos de gripe aviária no distrito de Vorpommern-Greifswald.

Geflügelvereine in Pasewalk sorgen sich um bevorstehende Ausstellungen wegen Geflügelpest-Fällen im Landkreis Vorpommern-Greifswald.
Os clubes avícolas de Pasewalk estão preocupados com as próximas exposições devido a casos de gripe aviária no distrito de Vorpommern-Greifswald.

A gripe aviária preocupa os criadores: o que agora se aplica às exposições!

A gripe aviária está a causar grande preocupação aos criadores de aves de criação na região de Uecker-Randow. Os atuais surtos no distrito de Vorpommern-Greifswald estão fazendo com que a expectativa para as próximas exposições diminua. Henri Tews, presidente da associação de juízes da associação regional de criadores de aves com pedigree de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, explica que não há cancelamentos imediatos de exposições planejadas para um futuro próximo. Isto dá aos criadores um pequeno raio de esperança, especialmente tendo em vista os próximos eventos, como a exposição Penkun nos dias 17 e 18 de janeiro de 2026.

Uma retrospectiva da exposição estadual em Demmin em 2023, onde vários animais adoeceram com a gripe aviária e tiveram de ser mortos, recomenda cautela. Tews espera que a situação se acalme, pois o regresso à normalidade é de grande importância para os criadores. Afinal, essas exposições não são apenas destaques no calendário anual, mas também importantes fontes de renda para os clubes.

Regras para exposições de aves

Para muitos criadores, os requisitos legais para a realização de exposições de aves com pedigree muitas vezes não são claros. Segundo informações do BDRG, tais exposições devem ser comunicadas por escrito quatro semanas antes da data, mas não é necessária aprovação. É importante distinguir entre exposições regionais e nacionais. Embora as exposições regionais permitam aves do distrito e distritos vizinhos sem exame veterinário, a situação é diferente nas exposições nacionais.

Aqui, todos os animais, incluindo pombos, mostrados junto com galinhas ou aves aquáticas devem ser examinados por um veterinário. Curiosamente, os pombos já não são classificados como aves de capoeira na acepção da Portaria sobre a Gripe Aviária, pelo que não necessitam de exame em exposições nacionais de columbofilia. Isso dá aos produtores um pouco mais de flexibilidade quando se trata de logística e planejamento.

Preparativos para shows futuros

Rainer Rogalski, presidente da associação de criadores de aves com pedigree “Ge Huhnfreund” Strasburg, também está planejando uma exposição para os dias 14 e 15 de fevereiro de 2026. Ele enviará os documentos necessários no início de dezembro e planejará o número de gaiolas. O vice-presidente da associação de criadores de aves Aufbau Pasewalk, Jakob Buse, descreve a situação como explosiva e enfatiza a necessidade de uma coordenação estreita com o consultório veterinário.

Também é muito importante que as jaulas, os equipamentos e o salão de exposição sejam minuciosamente limpos e desinfetados após o evento. Os requisitos podem ser reforçados pelas autoridades em caso de surtos de gripe aviária, o que cria incerteza adicional.

A avaliação da gripe aviária é incerta. Os surtos epidémicos representam uma ameaça não só para as populações de animais domésticos, mas também para a comunidade reprodutora. Apesar dos desafios, Tews e seus colegas mantêm suas tradições e estão sempre em busca de soluções para continuar vivendo sua paixão pela avicultura de pedigree.

Se quiser saber mais, pode fazê-lo no site da Correio do Norte, BDRG e BMLeH leia.