Julgamento por fraude de um milhão de dólares com máscaras corona defeituosas fracassou

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O julgamento começou em Schwerin por fraude de um milhão de dólares com máscaras corona defeituosas, os réus estão em julgamento.

Prozess in Schwerin wegen Millionenbetrugs mit mangelhaften Corona-Masken gestartet, Angeklagte stehen vor Gericht.
O julgamento começou em Schwerin por fraude de um milhão de dólares com máscaras corona defeituosas, os réus estão em julgamento.

Julgamento por fraude de um milhão de dólares com máscaras corona defeituosas fracassou

O tribunal regional de Schwerin preparou-se para um julgamento altamente explosivo por crimes graves de fraude durante a pandemia corona, mas a primeira tentativa foi completamente diferente do esperado. Conforme relata n-tv.de, o julgamento contra três réus que teriam vendido máscaras corona e equipamentos de proteção que não eram mais duráveis ​​​​em 2020 fracassou. Originalmente previsto para terminar no verão de 2025, o processo deve agora ser reiniciado devido à iminente reforma de um juiz. Na perspetiva do Ministério Público, os danos causados ​​pela alegada fraude são difíceis de acreditar: ascendem a quase 20 milhões de euros.

Incluem-se o Dr. Heiko H. (56), Shahid H. (36) e Tu Trang L. (56) – este último tem cidadania vietnamita e é diretor administrativo da Itul GmbH em Dresden. A lista de alegações é longa e inclui não apenas ofertas de produtos de má qualidade, mas também falsificação de documentos e fraude de financiamento. Descobriu-se que as máscaras que deveriam bloquear 94% dos microrganismos, na verdade, permitiam a passagem de até 83%. Uma violação significativa dos regulamentos da UE e da Lei dos Dispositivos Médicos, que teve consequências não só legais, mas também para a saúde.

Decisões fatídicas

Os réus enfrentarão penas de um a dez anos se a acusação de fraude de gangues for confirmada. As vendas de equipamentos de proteção defeituosos no período entre finais de março e maio de 2020 foram registadas num valor superior a 34 milhões de euros. Somente através de investigações rigorosas do Ministério Público, que duraram mais de três anos, este caso foi finalmente levado a tribunal. Apesar da gravidade das alegações, houve inúmeras moções e atrasos ao longo do processo, criando uma situação tensa para todos os envolvidos.

As máscaras, como a “Máscara Boca e Nariz Nano Silver 94” em questão, não só estavam mal marcadas, como também representavam um risco para a saúde e até mesmo um risco de vida para os utilizadores. Estas são circunstâncias que sublinham a gravidade da infracção e tornam ainda mais urgente que o caso seja tratado rapidamente, a fim de evitar potenciais abusos no futuro.

Desenvolvimentos atuais na luta contra a fraude

A situação em Schwerin faz parte de um desenvolvimento mais amplo na Alemanha, que o Serviço Federal de Polícia Criminal (BKA) abordou nos seus relatórios recentes. Houve uma diminuição nos crimes de fraude de 1,5 por cento em 2024 em comparação com o ano anterior. No entanto, o número de casos não denunciados continua elevado, uma vez que apenas cerca de 20% dos crimes de fraude são denunciados. Registaram-se descidas significativas de dois dígitos, em particular, na fraude em bens e no crédito comercial.

É sempre recomendável que a população esteja particularmente vigilante e tenha cautela ao entregar dinheiro e fazer negócios que pareçam bons demais para ser verdade. Ainda não se sabe se os desenvolvimentos em Schwerin oferecem uma oportunidade de aprender lições para o futuro.

A próxima reunião de julgamento está marcada para 29 de janeiro de 2026, e os arguidos anunciaram que então responderão às acusações.