Conselho Consultivo de Rostock's Allotment Garden: Novas ideias para oásis verdes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 5 de dezembro de 2025, o conselho consultivo de hortas em lotes foi nomeado em Rostock para promover o desenvolvimento de hortas em lotes e jardinagem urbana.

Am 5.12.2025 wurde in Rostock der Kleingartenbeirat ernannt, um die Entwicklung von Kleingärten und Urban Gardening zu fördern.
Em 5 de dezembro de 2025, o conselho consultivo de hortas em lotes foi nomeado em Rostock para promover o desenvolvimento de hortas em lotes e jardinagem urbana.

Conselho Consultivo de Rostock's Allotment Garden: Novas ideias para oásis verdes!

Ontem foi dado um passo importante na política de loteamento da cidade hanseática e universitária de Rostock. O conselho consultivo de hortas em lotes foi criado novamente para aconselhar sobre questões de jardinagem em lotes e jardinagem urbana na cidade. Isto é relatado pelo Cidade de Rostock. O conselho consultivo, composto por 15 membros, incluindo representantes das associações de hortas em loteamento, grupos cívicos e um membro da administração municipal, fará no futuro recomendações sobre a utilização dos fundos do fundo de hortas em loteamento e trabalhará no planejamento das áreas de hortas em loteamento.

A responsabilidade pelo novo conselho consultivo está nas mãos do Dr. Felix Winter, que foi eleito presidente. Ele é apoiado por Axel Hinz como primeiro deputado e Bernd Weichmann como segundo deputado. O gabinete do conselho consultivo está sediado no Gabinete de Verdura Urbana, Conservação da Natureza e Gestão de Cemitérios e cuida das tarefas organizacionais e técnicas, bem como da comunicação. Os membros se reunirão duas vezes por ano, no início e no final da temporada de jardinagem. O que há de especial: Convidados podem ser convidados para as reuniões a pedido do conselho consultivo.

Jardins em parcelas como oásis urbanos

Em Rostock, os jardins em parcelas não são apenas locais populares para relaxar, mas também uma parte essencial do espaço urbano. Atualmente, cerca de 154 associações de hortas em loteamento administram quase 16.000 lotes em uma área de cerca de 660 hectares. Muitas dessas áreas são bem utilizadas e muito populares entre os residentes de Rostock. No entanto, a pressão da construção é elevada devido às crescentes necessidades de habitação e ao desenvolvimento de infra-estruturas e pode levar a conflitos como estes TGP Arquitetos Paisagistas apontar.

O conceito “Onda Verde – Jardim Municipal de Rostock” visa garantir a longo prazo os jardins em parcelas e aumentar a sua acessibilidade pública. Este conceito foi desenvolvido em estreita colaboração com jardineiros em loteamentos, a fim de encontrar soluções ecologicamente corretas e socialmente justas. Inclui, entre outras coisas, diretrizes e recomendações de ação para 155 hortas em parcelas e também prevê a integração de projetos de hortas alternativas, como jardinagem urbana.

Participação e perspectivas futuras

O processo de tomada de decisão política para o desenvolvimento de hortas em parcelas já está bastante avançado. Algumas decisões cruciais foram tomadas nos últimos anos, incluindo o reconhecimento de diretrizes para o desenvolvimento sustentável em 2019 e a apresentação do conceito de desenvolvimento de hortas em parcelas no sistema de informação ao cidadão em maio de 2023. Os cidadãos adotaram as mudanças e o conceito adotado em 18 de outubro de 2023, o que representa um marco na segurança das hortas em parcelas.

A proteção das hortas em parcelas desempenha um papel central, especialmente porque se espera que a população de Rostock cresça em cerca de 25.000 pessoas até 2035. É, portanto, ainda mais importante preservar as hortas em parcelas como oásis verdes na cidade. As hortas em parcelas devem continuar a desempenhar um papel importante no fornecimento de espaços verdes aos cidadãos de Rostock, a fim de garantir uma elevada qualidade de vida.

Aos interessados, o Gabinete de Verdura Urbana, Conservação da Natureza e Serviços Cemitérios disponibiliza contactos competentes. Gerrit Pluntke está disponível para responder a quaisquer perguntas pelo telefone 0381 381 8567 ou pelo e-mail gerrit.pluntke@rostock.de.