Farol Kollicker Ort: Rügen se despede após 120 anos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 10 de setembro de 2025, o farol em Kollicker Ort em Rügen foi desmontado após mais de 120 anos. A erosão torna necessário o desmantelamento.

Am 10.09.2025 wurde das Leuchtfeuer am Kollicker Ort auf Rügen nach über 120 Jahren demontiert. Erosion macht Rückbau notwendig.
Em 10 de setembro de 2025, o farol em Kollicker Ort em Rügen foi desmontado após mais de 120 anos. A erosão torna necessário o desmantelamento.

Farol Kollicker Ort: Rügen se despede após 120 anos!

O farol em Kollicker Ort em Rügen agora faz parte da história. Após impressionantes 120 anos, a torre histórica foi desmontada para evitar o risco agudo de queda devido ao recuo da costa. Este desafio foi superado com sucesso graças a um planejamento cuidadoso e ao uso de um helicóptero, como anunciou com orgulho o chefe do Escritório de Navegação e Hidrovias do Mar Báltico, Stefan Grammann. O farol, construído em 1904, pesava impressionantes sete toneladas e foi originalmente projetado como luz de marcação cruzada para o porto de Sassnitz e como luz de orientação para o Prorer Wiek. Com seis metros de altura e telhado cônico de cobre com rosa dos ventos, a torre foi um marco marcante na região. O farol foi tecnicamente desativado no final de julho de 2025 e os marinheiros foram solicitados a removê-lo de suas cartas náuticas. Em substituição, foram colocadas três bóias cardeais no mar para garantir a segurança da navegação, essencial nesta área!

Desmontar o farol não foi uma tarefa fácil porque o terreno ao redor da torre é íngreme e intransitável. As semanas de preparação necessárias para realizar adequadamente este desmantelamento foram ainda mais importantes. O farol, construído em 1904 pela empresa Julius Pintsch e colocado em operação em 1º de abril de 1905, era composto por 24 elementos de ferro fundido e funcionou por meio de manutenção remota até ser extinto em agosto de 2025.

Uma parte da história marítima

Faróis como o Kolliker Ort têm uma longa tradição no transporte marítimo. Não são apenas um símbolo de segurança, mas também uma ferramenta importante para os marítimos se orientarem dia e noite. No passado, isto impediu muitas vezes que os navios entrassem em perigo devido ao posicionamento incorreto. Com a conversão do farol de operação a gás para luz elétrica em 1936 e outras modificações em 1978 e 2000, quando foram introduzidas lâmpadas halógenas e operação com lentes de cinto, o farol sempre atendeu às exigências da época.

Rügen não é apenas paisagísticamente atraente, mas também abriga muitos outros edifícios marítimos. Os faróis são um símbolo da história da arquitetura marítima e estão listados como monumentos históricos em muitos lugares. Cerca de um terço dos faróis alemães estão protegidos por este motivo. O farol mais antigo da costa alemã do Mar Báltico fica em Travemünde e não está mais em operação, mas está aberto ao público.

Faróis hoje e amanhã

Com cerca de 1.000 faróis fixos nas costas alemãs do Mar Norte e do Mar Báltico, estas estruturas continuam a dar um importante contributo para a segurança no mar. Eles não servem apenas como auxílio à navegação, mas também como suportes de antenas para sistemas de radar e rádio. Se olharmos para toda a história do sistema de faróis, torna-se claro que os faróis tiveram um impacto significativo na navegação durante séculos, e há numerosos exemplos da sua importância em todo o mundo, seja a Torre de Hércules em Espanha, o farol mais antigo ainda em funcionamento, ou o Buk em Bastorf, o mais alto da Alemanha.

Embora Kollicker Ort seja agora história, a memória deste magnífico farol continua a fazer parte do património cultural da região de Rügen. Para o transporte marítimo, a segurança neste momento é mantida por alternativas modernas para que os marítimos possam continuar a navegar bem no futuro.