Código QR incorreto na máquina de estacionamento: cidadãos de Schwerin em perigo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um código QR incorreto em um parquímetro em Schwerin causa confusão e possível fraude. Saiba mais sobre os incidentes.

Ein falscher QR-Code an einem Parkautomaten in Schwerin sorgt für Verwirrung und potenziellen Betrug. Erfahren Sie mehr über die Vorfälle.
Um código QR incorreto em um parquímetro em Schwerin causa confusão e possível fraude. Saiba mais sobre os incidentes.

Código QR incorreto na máquina de estacionamento: cidadãos de Schwerin em perigo!

Na pacata cidade de Schwerin, um incidente em um parquímetro causa agitação. O Dr. Peter Renner, de Schleswig-Holstein, teve dificuldades com o código QR em uma máquina na Demmlerplatz. Depois de inserir seus dados, ele decidiu pagar a taxa de estacionamento da maneira tradicional com moedas. Mas esse não foi o fim da história. Pouco depois, ele recebeu mensagens de seu serviço de pagamentos online informando sobre débitos de assinaturas duvidosas. O que estava acontecendo aqui?

A Renner comunicou imediatamente ao órgão de ordem pública da cidade, que imediatamente notificou as autoridades responsáveis. O transporte local de Schwerin, que administra os 138 parquímetros da cidade, assumiu a investigação. Mathias Kühnel, chefe do departamento de tecnologia do transporte local, anunciou que todas as máquinas foram verificadas. No entanto, um antigo adesivo de código QR da Park Now, o anterior parceiro de cooperação, foi encontrado na máquina em questão, embora o transporte local trabalhe com a Easy Park, a operadora atual, desde 2022. Kühnel explicou que o código antigo, na verdade, não deveria mais estar em uso. No entanto, ainda não está claro como os débitos desconhecidos poderiam ocorrer.

Riscos de códigos QR falsos

A Renner não é a única preocupada com essa situação. Relatos de códigos QR falsos como os usados ​​neste caso surgiram em inúmeras cidades, especialmente na Renânia do Norte-Vestfália. O perigo é grande: quando os motoristas escaneiam esse código, eles acabam em sites fraudulentos que visam roubar informações pessoais, incluindo detalhes de cartão de crédito. Por exemplo, códigos QR falsos foram recentemente descobertos em Hanover, que funcionários municipais encontraram em máquinas de bilhetes de estacionamento. Esses códigos traziam o logotipo da EasyPark com a mensagem “Scan & Pay” e levavam a sites falsos.

Os especialistas da EasyPark alertam que os códigos QR reais são normalmente integrados em sinais e não são simplesmente colados como autocolantes soltos. Os utilizadores também devem fazer um esforço para garantir que estão a utilizar a aplicação oficial EasyPark. Isso pode ser facilmente baixado de plataformas confiáveis, como Google Play Store ou Apple App Store.

Prevenção e dicas

Os sinais de códigos QR falsos costumam ser claros. Fixações inadequadas, erros ortográficos no site ou falta de certificado de segurança são os primeiros indícios de fraude. Antes de digitalizar, você deve verificar cuidadosamente se o código pode ter sido colado. Em caso de dúvida, também é aconselhável não inserir quaisquer dados pessoais ou bancários.

As pessoas afetadas são aconselhadas a contactar imediatamente a polícia se suspeitarem de fraude. Em Schwerin, em particular, até agora não há evidências de códigos QR falsos em máquinas de estacionamento, mas a porta-voz da polícia Juliane Zgonine enfatiza que é necessária vigilância. A cidade e o transporte local levaram o incidente muito a sério. A Renner ficou satisfeita por seu alerta ter sido ouvido, mesmo que a incerteza sobre os débitos permaneça.

Para mais informações e dicas sobre a utilização segura de códigos QR, a EasyPark disponibiliza um guia na sua página inicial. Fique alerta e proteja seus dados!

Leia mais sobre o histórico nos relatórios de Correio do Norte, WDR e arnaqueoufiável.