Jovens talentos brilham: é assim que a cena musical de Schwerin triunfa!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um concerto impressionante com músicos talentosos aconteceu na escola secundária Fridericianum Schwerin em 18 de outubro de 2025.

Im Gymnasium Fridericianum Schwerin fand am 18.10.2025 ein beeindruckendes Konzert mit talentierten Musikern statt.
Um concerto impressionante com músicos talentosos aconteceu na escola secundária Fridericianum Schwerin em 18 de outubro de 2025.

Jovens talentos brilham: é assim que a cena musical de Schwerin triunfa!

Em 18 de outubro de 2025, a escola secundária Fridericianum em Schwerin experimentou um destaque musical que trouxe de volta aos holofotes o talento dos jovens músicos. Numerosos solistas e conjuntos brilhantes apresentaram-se como parte do renomado concurso “Jugend musiziert”. Estava presente a talentosa Lina Luise Ritschard, que ganhou dois prêmios com seu trabalho “Cygnes reflétant des éléphants”.

Ritschard, que brilhou em palco com o seu violoncelo, foi galardoada com o Prémio Especial Neue Musikzeitung pela melhor interpretação da sua própria obra e pela sua actuação no concurso nacional, onde recebeu o Prémio Especial da Fundação Bertold Hummel. “É impressionante quanta paixão e criatividade estes jovens artistas têm”, afirma o Ministro de Estado da Cultura.

Grandes momentos da música clássica

A programação variou da música clássica à contemporânea. Os participantes apareceram em diferentes formações. Avalon Stottrop (violino), Georg Schupelius (violoncelo) e Kian Lee Özgünsür (piano) interpretaram “Tríptico – O Espelho com as Três Faces” de Lera Auerbach. Erwin Schulhoff também foi representado com a sua “Sonata”, que Hannah e Sebastian Rauch apresentaram habilmente na flauta e no piano.

Além disso, o trio Yuni Kim (oboé), Helen Rau (fagote) e Babett Lehnert (piano) conquistou o coração dos ouvintes no “Trio FP 43” de Francis Poulenc. Houve também elogios à atuação de Daniela Melikhov e Mischa Gabbazov, que foram homenageados pela interpretação da “Sonata” de Edison Denisov.

Prêmios especiais e financiamento

No entanto, os prêmios não foram conquistados apenas por meio de apresentações musicais marcantes. Os participantes fizeram parte de uma iniciativa de financiamento abrangente destinada a fortalecer a cultura musical na Alemanha. A Iniciativa para a Música apoia, entre outras coisas, jovens talentos com programas que os ajudam a encontrar o seu caminho na cena do concerto. Isto também inclui prémios, que são um incentivo importante para muitos dos jovens músicos.

Graças a estes programas de financiamento, tanto as realizações da música solo como de câmara puderam ser reconhecidas. Os numerosos prémios especiais concedidos por realizações especiais desempenharam um papel central. Por exemplo, Adelia Schalhorn, juntamente com Lily Merja Stieper, recebeu o prêmio especial da Fundação Bertold Hummel pela execução da “Sonatina para Flauta e Piano” de Dutilleux.

No geral, o excelente desempenho dos jovens talentos mostra que os jovens talentos musicais na Alemanha têm grandes talentos e produzirão alguns artistas importantes no futuro.