Fecha Schweriner FKK Unverpackt: Adeus a um ponto de encontro ambiental!
"A loja desempacotada 'FKK Unverpackt' em Schwerin está fechando após 5 anos. Festa de despedida em 15 de outubro, as vendas continuam."

Fecha Schweriner FKK Unverpackt: Adeus a um ponto de encontro ambiental!
A loja de produtos não embalados “FKK Unverpackt” em Schwerin fechou as portas. Susanne Meletzki, fundadora e proprietária da loja, fecha-a após cinco anos de trabalho bem-sucedido, durante os quais se consolidou como um importante ponto de encontro de consumidores ambientalmente conscientes. Meletzki, que é mãe solteira e tinha um dia inteiro de trabalho na loja, gostaria de cuidar mais da família a partir de agora. Embora ela procurasse intensamente por um sucessor, a busca não teve sucesso. “Durante um ano tentei encontrar alguém para continuar minha missão”, diz Meletzki. Mas apesar das discussões promissoras, não foi encontrado ninguém que quisesse assumir o conceito da loja. Este destino parece fazer parte de um desenvolvimento maior, uma vez que muitas lojas não embaladas na Alemanha estão actualmente a lutar pela sobrevivência; Em 2023, 20 deles já fecharam e apenas quatro novos foram inaugurados – uma tendência preocupante para o setor. Isto é relatado pelo Cultura alemã funk.
O encerramento da “FKK Unverpackt” não é nenhuma surpresa, dada a amplitude dos desafios que o sector retalhista tem enfrentado nos últimos anos. Da pandemia corona aos contínuos aumentos de preços e à mudança dos hábitos de consumo – tudo isto deixou a sua marca. Cada vez mais clientes tendem a minimizar as suas compras e preferem soluções simples e rápidas em vez de compras mais complicadas em lojas sem embalagem. Em muitos casos, os clientes trazem os seus próprios recipientes para bombear produtos como arroz, sabonetes ou sabão em pó. O conceito tem charme, mas surge como um setor de varejo fortemente influenciado pela velocidade. “A mudança entre os consumidores é significativa”, explica Chrissi Holzmann, da Associação Unverpackt. O declínio no interesse dos clientes significa que as lojas estão lutando pela sua existência ( notícias diárias ).
Local de encontro social e vendas
“FKK Unverpackt” não era apenas uma loja, mas também se tornou um ponto de encontro social onde pessoas ambientalmente conscientes trocavam ideias e trabalhavam juntas por um mundo melhor. A loja oferecia uma gama diversificada, desde alimentos até produtos cosméticos, sem embalagens prejudiciais. O objetivo sempre foi fornecer uma plataforma para produtos de alta qualidade e também ecologicamente corretos. “Queremos reduzir o desperdício de plástico e oferecer alimentos saudáveis a preços acessíveis”, afirma Meletzki, resumindo a filosofia da loja.
As vendas estão em andamento na loja; Os clientes têm a oportunidade de adquirir diversos produtos a preços especiais. “Iniciamos campanhas e vendas em grande escala”, diz Meletzki. Está também prevista uma festa de despedida para o dia 15 de outubro, onde os apoiantes da loja terão a última oportunidade de se despedirem do “FKK Unverpackt” e resgatarem vouchers até 30 de outubro.
O futuro das lojas não embaladas
Após o fechamento, Meletzki trabalhará como designer freelancer e planeja ganhar mais tempo para sua família. Os desafios que ela enfrentou em sua loja fazem parte de um problema mais amplo que assola atualmente o setor de lojas de conveniência. Especialistas como Petra Süptitz, da GfK, observam que os consumidores tornaram-se cada vez mais sensíveis aos preços e recorrem frequentemente a alternativas mais baratas e práticas. “O medo da inflação ofusca a consciência das alterações climáticas”, diz Süptitz. Assim, embora as ideias básicas de lojas não embaladas ainda pareçam sensatas, os operadores precisam de soluções criativas para satisfazer as novas necessidades dos consumidores.
Face à crise atual, é claro: o conceito de lojas unpackaged deve ser reinventado para continuar a existir no futuro.