Cozinha estrela em MV: Esses sete restaurantes fazem as delícias dos gourmets!
Em 2025, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental terá restaurantes com sete estrelas de acordo com o Guia Michelin. Alguns defenderam sua estrela enquanto outros perderam.

Cozinha estrela em MV: Esses sete restaurantes fazem as delícias dos gourmets!
Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, a cozinha estrela voltou a diminuir uma estrela. Como o SVZ informou que a região ainda conta com sete restaurantes com estrela Michelin este ano. Uma perda que não passa despercebida: o “Ostseelounge” de Dierhagen perdeu a sua cobiçada estrela e é hoje uma das estrelas de elite da gastronomia na Alemanha.
Porém, isso deixa feliz quem conseguiu defender sua estrela. Estes incluem:
- „Friedrich Franz“ in Heiligendamm/Bad Doberan,
- „Alte Schule – Klassenzimmer“ in der Feldberger Seenlandschaft,
- „Ich weiß ein Haus am See“ in Krakow am See,
- „freustil“ in Binz,
- „Kulmeck by Tom Wickboldt“ in Heringsdorf,
- „The O’ROOM“ in Heringsdorf,
- „Gourmet-Restaurant Der Butt“ in Rostock-Hohe Düne.
Tendências nacionais e prêmios regionais
No entanto, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental não está sozinho na tendência negativa dos restaurantes estrelas. A nível nacional, doze restaurantes foram galardoados com três estrelas, e a distribuição das restantes estrelas também mostra um quadro semelhante: 47 restaurantes podem contar com duas estrelas, enquanto 282 foram homenageados com uma estrela. Como Spiegel.de relata, a culinária estrelada continua sendo um tema importante no cenário gastronômico.
Destaque para o “Old School – Sala de Aula”, que foi novamente galardoado com a “Estrela Verde”. Este prémio é atribuído à gastronomia que poupa recursos e premeia a utilização de produtos sazonais e regionais, a criação de animais adequados às espécies e a prevenção de resíduos. É um sinal dos tempos que cada vez mais donos de restaurantes estão adotando práticas sustentáveis. Um total de 80 restaurantes na Alemanha foram premiados com a “Estrela Verde”.
Um olhar sobre o desenvolvimento
Como o trocar explica, no ano passado, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental ainda tinha nove restaurantes de uma estrela. É surpreendente que a região esteja agora a registar um novo declínio em comparação com 2024. Apesar do declínio, a gastronomia na região continua a ser muito popular, mesmo que o número de estrelas esteja a diminuir.
A classificação Michelin tem uma longa tradição - desde a atribuição das primeiras estrelas na Alemanha em 1966 até aos dias de hoje. A avaliação dos testadores Michelin continua a ser uma referência e uma oportunidade para muitos restaurantes se posicionarem nos seus respetivos mercados.
Durante o período de mudança culinária, espera-se que a cena gastronómica em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental consiga manter a cozinha de estrelas e, se necessário, até mesmo desenvolver a bem sucedida classificação de 8 estrelas no futuro.