Números alarmantes: cada vez mais crianças sofrem acidentes de trânsito!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2024, mais de 27.260 crianças sofreram acidentes de trânsito na Alemanha. As medidas preventivas devem ser reforçadas.

Im Jahr 2024 verunglückten in Deutschland über 27.260 Kinder im Straßenverkehr. Die präventiven Maßnahmen müssen verstärkt werden.
Em 2024, mais de 27.260 crianças sofreram acidentes de trânsito na Alemanha. As medidas preventivas devem ser reforçadas.

Números alarmantes: cada vez mais crianças sofrem acidentes de trânsito!

Em 2024, o número de crianças feridas e mortas no trânsito na Alemanha voltou a aumentar. De acordo com as últimas informações do Departamento Federal de Estatística, publicadas em 14 de agosto de 2025, mais de 27 mil crianças menores de 15 anos foram afetadas por acidentes de trânsito. Em comparação com o ano anterior, são 27.260 crianças que sofreram acidentes, enquanto o número em 2023 foi de 27.240. Particularmente trágico: o número de crianças mortas aumentou de 44 para 53. Esta evolução mostra que a questão da segurança rodoviária é de enorme importância, especialmente quando se considera que uma criança sofre um acidente de trânsito a cada 19 minutos. Isto é relatado pelo LR On-line.

Por que é que? As crianças estão particularmente em risco, especialmente no caminho para a escola. Nas horas críticas da manhã, entre 7h e 8h, 13% das 21.870 crianças com idades entre 6 e 14 anos que se envolveram em acidentes aconteceram. Estes números destacam a necessidade de medidas de educação e prevenção. Cerca de 35 por cento das crianças afectadas viajavam de carro, 33 por cento andavam de bicicleta e 21 por cento sofreram um acidente a pé.

Frequência de acidentes infantis

Lesões acidentais são consideradas um dos maiores riscos para a saúde das crianças na Alemanha. Cada oitava criança envolvida num acidente tem de passar pelo menos uma noite no hospital. Quando olhamos para as estatísticas, fica claro: em 2021, viviam na Alemanha cerca de 11,5 milhões de crianças com menos de 15 anos. Os números atuais mostram que 16,5% das crianças desta faixa etária procuraram tratamento médico devido a um acidente no período de um ano, relata. Segurança infantil.

Os rapazes, em particular, são afectados: são mais propensos a envolver-se em acidentes do que as raparigas. Em 2021, cerca de 1,9 milhões de crianças procuraram cuidados médicos após um acidente e mais de 167 mil crianças receberam tratamento hospitalar. Os números de mortes são particularmente trágicos: 163 crianças com menos de 15 anos morreram após um acidente em 2021, incluindo 22 crianças com menos de um ano de idade.

A influência do meio ambiente

Uma análise dos locais de acidentes mais importantes mostra que a maioria dos acidentes ocorre no ambiente doméstico. 43,8 por cento dos acidentes ocorrem aqui, seguidos por escolas e centros de saúde com 24,2 por cento. 17,4 por cento dos acidentes ocorrem em áreas de lazer, como parques infantis ou instalações desportivas. Os especialistas sublinham que muitos destes incidentes poderiam ser evitados através de medidas preventivas e de comportamentos correctos. Essa percepção destaca a importância da prevenção de acidentes, como aquele Ministério Federal da Saúde destaques.

Nas crianças pequenas, principalmente no primeiro ano de vida, os acidentes no ambiente doméstico são os mais comuns. Mas com o aumento da idade, outros locais de acidentes tornam-se mais importantes. É, portanto, essencial não só melhorar a segurança rodoviária, mas também aumentar a sensibilização para um ambiente seguro.

Globalmente, o desafio de reduzir os acidentes infantis e mitigar os seus riscos continua a ser uma tarefa da sociedade como um todo. A segurança dos membros mais jovens da nossa sociedade deve ser sempre o foco!