Voluntariado no controlo de catástrofes: Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está a planear um prémio!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está a planear um prémio honorário para trabalhadores voluntários de ajuda humanitária em caso de catástrofe, para reconhecer os seus valiosos esforços.

Mecklenburg-Vorpommern plant eine ehrende Auszeichnung für ehrenamtliche Katastrophenschützer, um deren wertvollen Einsatz zu würdigen.
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está a planear um prémio honorário para trabalhadores voluntários de ajuda humanitária em caso de catástrofe, para reconhecer os seus valiosos esforços.

Voluntariado no controlo de catástrofes: Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está a planear um prémio!

Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental há um movimento no reconhecimento do trabalho voluntário na protecção contra catástrofes. O parlamento estadual apelou ao governo estadual para introduzir um distintivo de honra para realizações especiais em organizações humanitárias, semelhante ao que já existe para o corpo de bombeiros. Esta iniciativa pretende ser um sinal visível de apreço público que reconhece a importância dos numerosos cidadãos que assumem responsabilidades em situações de crise. O Ministro do Interior, Christian Pegel, anunciou uma implementação rápida e vê a necessidade de agir rapidamente para homenagear adequadamente os ajudantes merecedores. Um projeto de lei poderá estar disponível em breve, embora os detalhes exatos ainda estejam em aberto relatado.

O reconhecimento não será apenas simbólico. Se você trabalha com as organizações há muitos anos, a homenagem deve ser acompanhada de doações financeiras. Estes desempenharão um papel importante na promoção do envolvimento do voluntariado e na resposta a desafios como as alterações demográficas e o declínio da população. Um exemplo do corpo de bombeiros mostra que os membros dos corpos de bombeiros voluntários receberão no futuro reconhecimento financeiro pelo seu empenho. Existem bónus de aniversário que vão dos 100 euros por 10 anos, até 250 euros por 40 anos de serviço. Essas mudanças fazem parte de um projeto de lei que inclui a adaptação da Lei de Decorações de Proteção contra Incêndios de 1993 relatado.

Crescente interesse na prevenção de desastres

A protecção civil na Alemanha, da qual dependem mais de 1,7 milhões de cidadãos, depende fortemente de voluntários. Mais de 90 por cento dos cidadãos empenhados trabalham numa base voluntária, o que sublinha ainda mais a importância do tema. Embora as mudanças demográficas e o êxodo rural reduzam o número de voluntários, o interesse em temas relacionados com a protecção contra catástrofes está a aumentar. Isto foi desencadeado, em particular, pelas reportagens da mídia sobre o novo conceito de proteção civil do governo federal destaques.

O Johanniter-Unfall-Hilfe e. V. está empenhada em aumentar a valorização do trabalho voluntário na proteção civil com diversas iniciativas como o prémio de voluntariado “Mão Ajuda” e o cartão de voluntário. Os empregadores são também cada vez mais obrigados a libertar os seus empregados para exercícios e missões, mas ao mesmo tempo beneficiam das competências desenvolvidas pelos voluntários, que também são úteis em tarefas de segurança operacional.

Conclusão: Um passo importante para o reconhecimento dos voluntários

Tal sinal de reconhecimento é mais do que apenas um símbolo; é um sinal importante numa época em que os voluntários enfrentam cada vez mais desafios. O envolvimento voluntário no controlo de catástrofes, que inclui uma vasta gama de tarefas, como o apoio em operações de grande escala, como inundações ou incêndios florestais, deve ser mais valorizado na nossa sociedade. Com estas medidas, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental mostra que não esquece e honra as conquistas dos seus voluntários. Resta agora saber quando esta importante iniciativa será implementada.