Rostock é o centro de recuperação de munição: um marco para o Mar Báltico!

Rostock é o centro de recuperação de munição: um marco para o Mar Báltico!

Wismar, Deutschland - Rostock recebeu o contrato de um novo Centro de Competência Federal para Munção Montante. Uma decisão importante não apenas para a região, mas também para o meio ambiente. O ministro do Meio Ambiente, Carsten Schneider, do SPD, justifica esta etapa com a extensa experiência científica e o know-how técnico que o local da Rostock oferece. No Mar Leste e do Norte, são armazenados cerca de 1,6 milhão de toneladas de munição antiga, o que não apenas representa um risco para o meio ambiente, mas também potencialmente para a saúde das pessoas. [wismar.fm relata que…] (https://www.wismar.fm/rostock-erhaelt-zuschlag-fuer- federal center-munitionsbergung/)

O problema não é novo. Após a Segunda Guerra Mundial, grandes quantidades de cargas de munição foram afundadas no mar. Os locais perigosos contaminados se acumulam em particular no Mar Báltico, na costa de Schleswig-Holstein. Cerca de 300.000 toneladas de munição antiga convencionais estão lá, e o risco de que substâncias nocivas, como TNT e outros compostos cancerígenos na água, crescem constantemente. Devido à corrosão e à influência das mudanças climáticas, o que também aumenta a intensidade das tempestades, a desintegração dos resíduos de munição acelera. The Climate Foundation MV fornece informações sobre…

Um bom passo para o ambiente

O estabelecimento do centro é estabelecido no Acordo de Coalizão e prevê os mares gratuitos a partir de cargas de munição. A primeira-ministra Manuela Schwesig enfatiza que essa etapa não é direcionada contra Schleswig-Holstein. Pelo contrário, trata -se de agrupar as forças e promover a cooperação. O Serviço de Recuperação de Munição na Mecklenburg-Western Pomerania já recuperou 1.500 toneladas de munição, que agora estão esperando para serem descartadas com segurança. DAUCHEN.DE enfatiza que ...

O resgate e o descarte desses sites contaminados é tudo menos fácil. Especialistas alertam que os desafios podem aumentar no futuro. Um aspecto importante é o descarte da sucata de munição securitizada, que foi identificada como um "pescoço de garrafa" para o resgate adicional. Para dominar isso, o Bundestag lançou um projeto piloto com um orçamento de cerca de 100 milhões de euros, que visa garantir o descarte seguro da munição diretamente nos locais.

O novo Centro de Competência Federal lidará com técnicas inovadoras, incluindo rastreadores remotos -controlados para recuperação de munições. Essas tecnologias poderiam não apenas ser usadas no Mar Báltico, mas também internacionalmente para remover munições antigas das águas. Eyk-Uwe Pap do Báltico Diving, que já tem experiência na recuperação de munição, sublinha a urgência de finalmente se tornar ativo aqui.

juntos para um mar limpo

No nível político, um novo Plano de Ação Helcom-Ostsee já está sendo trabalhado, que deve ser decidido em Lübeck em outubro de 2023. Esse plano de ação deve lidar em detalhes com o problema da munição afundada. A urgência de agir com Schleswig-Holstein no final do ombro também foi enfatizada por Claus Böttcher do Ministério do Meio Ambiente de Schleswig-Holstein. Afinal, é importante dirigir rapidamente a evacuação de munição no Mar Leste e no Norte e encontrar soluções juntas.

O caminho é claro: a recuperação de munição e a proteção ambiental devem andar de mãos dadas. Com o Rostock como um novo centro para esta importante tarefa, os pré -requisitos para isso são criados. Resta espera -se que as medidas necessárias sejam tomadas rapidamente para que os oceanos em breve se tornem mais limpos no norte da Alemanha.

Details
OrtWismar, Deutschland
Quellen