Perigo azul no Grande Mar: Autoridades de saúde alertam sobre algas verde-azuladas!
No distrito de Aurich pode haver uma ameaça de proliferação de algas verde-azuladas no Grande Mar. O departamento de saúde verifica a qualidade da água.

Perigo azul no Grande Mar: Autoridades de saúde alertam sobre algas verde-azuladas!
Atualmente, há motivos para estar atento no lago natural “Großes Meer”, no distrito de Aurich. Como relata NWZ Online, um teste de água de rotina revelou listras claras, que podem indicar os primeiros sinais de algas verde-azuladas. Este grupo de cianobactérias prospera em climas quentes e com pouco vento. No entanto, um porta-voz do departamento de saúde tranquiliza: Atualmente não há proibição de nadar e nenhum risco agudo para a saúde.
A amostragem foi realizada no âmbito da monitorização regular da qualidade da água e as amostras colhidas estão agora a ser analisadas em laboratório quanto à sua composição exata. Os resultados são esperados nos próximos dois dias. Até lá, a secretaria de saúde recomenda cautela aos banhistas. Se houver mudanças perceptíveis na água, os nadadores devem evitar pular na água fria.
O que são algas verde-azuladas?
As algas verde-azuladas não são realmente algas, mas bactérias e podem liberar toxinas perigosas que podem prejudicar humanos e animais. De acordo com o Umweltbundesamt, o aumento das concentrações de cianobactérias nas massas de água durante a época balnear pode representar riscos para a saúde. Especialmente nos verões quentes, o calor prolongado e a temperatura estagnada da água podem levar ao desenvolvimento em massa destas bactérias.
Surpreendentemente, os espessos tapetes verde-azulados e a forte turbidez das águas são relatos mais comuns entre a população durante os meses de verão. Numa análise de 16 lagos, as avaliações baseadas em imagens de satélite não mostraram tendências claras na contaminação por cianobactérias, enfatiza a Agência Federal do Meio Ambiente. A causa de tais desenvolvimentos em águas estagnadas é geralmente o aumento da concentração de fósforo, que contribui para o crescimento de cianobactérias.
Garanta experiências de banho seguras
No distrito de Aurich, a qualidade da água balnear é monitorizada regularmente para garantir que os regulamentos da UE em matéria de águas balneares são cumpridos. O distrito de Aurich informa ativamente a população sobre a qualidade das águas balneares e alerta para os riscos para a saúde assim que são identificados. Isto é particularmente importante porque sintomas como irritação da pele ou doenças gastrointestinais também podem ser causados por outras bactérias patogênicas.
Portanto, os próximos dias serão cruciais. Os testes de água fornecerão informações sobre se as estrias iniciais continuam a desenvolver-se ou se os banhistas podem continuar a passar o verão dentro e à volta do “Grande Mar” sem quaisquer preocupações. Até que as coisas sejam esclarecidas, você deve aproveitar o banho com cautela – e em caso de dúvida, é melhor evitar o banho se houver alguma incerteza.