Doações de sangue na Baixa Saxônia: O número de doadores pela primeira vez causa alarme!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O número de dadores pela primeira vez na Baixa Saxónia está a diminuir, enquanto as doações de sangue são incentivadas no Dia Mundial do Dador de Sangue. Peça doações para os meses de verão.

Zahl der Erstspender in Niedersachsen sinkt, während Blutspenden am Weltblutspendetag gefördert werden. Spendenaufruf für die Sommermonate.
O número de dadores pela primeira vez na Baixa Saxónia está a diminuir, enquanto as doações de sangue são incentivadas no Dia Mundial do Dador de Sangue. Peça doações para os meses de verão.

Doações de sangue na Baixa Saxônia: O número de doadores pela primeira vez causa alarme!

Hoje, Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho de 2025, o quadro é misto na Baixa Saxônia no que diz respeito à disposição para doar sangue. Com um ligeiro declínio no número de doadores pela primeira vez, de 9 para 8 por cento, os responsáveis ​​estão preocupados com a tendência que pode ser observada em toda a Alemanha. Felix Roeren, do Serviço de Doação de Sangue da Baixa Saxônia, apela especialmente aos jovens para que participem ativamente na doação de sangue, já que as clínicas precisam de até 2.300 doações de sangue todos os dias para atender à demanda. Apesar de um ligeiro aumento na disponibilidade geral para doar na Baixa Saxónia no ano passado, o declínio no número de doadores pela primeira vez é um sinal alarmante que não deve ser ignorado. [A NDR informa que políticos, organizações humanitárias e médicos estão a apelar às pessoas para doarem sangue pela 21ª vez](https://www.ndr.de/nachrichten/niedersachsen/Weltblutspendetag- Zahl-der-Erstspender-sinkt-in-Niedersachsen,blutspenden154.html).

No entanto, há boas notícias de Bremen, onde o fornecimento de sangue se estabilizou. Nos primeiros quatro meses do ano, houve quase 7.000 doadores, e há também um quadro positivo na Baixa Saxónia, com cerca de 230.000 doadores. Ainda assim, permanecem preocupações sobre o declínio do número de doadores pela primeira vez. A Cruz Vermelha Alemã (DRK) sublinha que cada geração precisa dos seus dadores de sangue para garantir um fornecimento contínuo. Buten un Binnen relata que a disposição para doar caiu drasticamente no inverno devido a uma onda de resfriados, mas a situação atual parece estável.

Atividades do dia da doação de sangue

No que diz respeito aos processos organizacionais, tanto os médicos como a DRK estão disponíveis para informar a população sobre a importância da doação de sangue e motivá-la para tal. Finalmente, ainda existem algumas carências que ocorreram no passado e é urgentemente necessário um número constante de dadores de sangue. Os estudos do serviço de doação de sangue ilustram a importância destas campanhas, pois cada doador conta.

Resta esperar que o apelo à doação de sangue tenha um impacto maior nas próximas semanas e meses. Toda pessoa adulta e saudável tem a oportunidade de doar sangue – os homens podem doar até seis vezes e as mulheres até quatro vezes em doze meses. Dados os desafios atuais, devemos agir em conjunto.