Atenção, Braunschweig! Mariposas processionárias do carvalho colocam a saúde em risco no verão
Braunschweig está se preparando para a temporada da mariposa processionária do carvalho: dicas para evitar o perigo e informações de contato das pessoas afetadas.

Atenção, Braunschweig! Mariposas processionárias do carvalho colocam a saúde em risco no verão
O verão está se aproximando e muitas pessoas estão saindo para aproveitar os dias quentes. Enquanto as cores vivas de Braunschweig convidam você a ficar, há uma companheira indesejada que se torna ativa novamente nesta época do ano: a mariposa processionária do carvalho. Estas lagartas são particularmente comuns nas florestas de carvalhos e podem ser encontradas na região de maio a finais de julho ou início de agosto. O perigo que representam não deve ser subestimado.
A partir do terceiro estágio larval, as lagartas desenvolvem pêlos venenosos que podem causar reações alérgicas graves ao contato. Segundo o News38, são conhecidos sintomas como erupções cutâneas com comichão, vermelhidão, conjuntivite, dores de garganta e até crises de asma. Portanto, é aconselhável ter cuidado com as lagartas e seus ninhos e, principalmente, evitar as áreas afetadas.
Medidas da cidade de Braunschweig
A cidade de Braunschweig já introduziu medidas para proteger a população. Os ninhos de lagartas em áreas sensíveis, como escolas e lares de idosos, são removidos em 24 horas. Em áreas residenciais, a remoção ocorrerá no máximo em 48 horas. A primeira metade da semana de Maio é também o período em que as áreas gravemente afectadas devem ser tratadas com nemátodos inofensivos, a fim de reduzir a população de lagartas.
O contato com a cidade também está garantido: caso haja suspeita de traças processionárias do carvalho, os cidadãos podem solicitar ajuda pelos telefones 0531/470-1, 0531/115 ou pelo e-mail buergertelefon@braunschweig.de. É importante que apenas os carvalhos infectados sejam notificados, uma vez que outras árvores não são afectadas.
Leve as reações alérgicas a sério
Os sintomas de uma reação alérgica aos pêlos ardentes da mariposa processionária do carvalho são variados. De acordo com [AOK]. A inalação dos pelos finos também causa irritação respiratória e pode até causar falta de ar em pessoas expostas ao vírus. É aconselhável reagir imediatamente se entrar em contacto com os pêlos ardentes e, se necessário, consultar um médico, pois em casos individuais podem ocorrer reações alérgicas ainda mais graves, incluindo choque anafilático.
Como a ocorrência da mariposa processionária do carvalho poderá se desenvolver no futuro é incerta. Os cientistas alertam que o aumento das temperaturas e a falta de geadas noturnas podem estimular a propagação das lagartas. Este desenvolvimento pode levar à propagação semelhante a uma peste desta perigosa lagarta borboleta, não apenas em Braunschweig, mas também em outras regiões da Alemanha, como relata o NetDoktor.
Os grupos de risco em particular, como as crianças que brincam, os caminhantes em zonas arborizadas ou os utilizadores de instalações recreativas no campo, devem estar vigilantes. É fortemente aconselhável evitar as áreas isoladas e agir imediatamente se houver suspeita de reações cutâneas, a fim de minimizar os riscos para a saúde. Só assim poderá desfrutar desta época sem surpresas desagradáveis.