Atenção, mariposa processionária do carvalho: o verão traz riscos à saúde!
Braunschweig fornece informações sobre os perigos da mariposa processionária do carvalho durante os meses quentes. Dicas de segurança e informações de contato.

Atenção, mariposa processionária do carvalho: o verão traz riscos à saúde!
O verão aproxima-se e senti-lo não é apenas um prazer, mas também um pequeno desafio que nos espera em Braunschweig. A febre da primavera traz muitas pessoas para fora para apreciar as cores vivas da vida. Mas a estação quente também tem as suas armadilhas: a mariposa processionária do carvalho. Essas lagartas nativas estão ativas de maio até o final de julho ou início de agosto e, portanto, têm um lugar permanente na paisagem de verão do norte da Alemanha. O que os torna tão perigosos?
As pragas só são encontradas em carvalhos e a partir do terceiro ínstar larval desenvolvem seus pêlos venenosos e ardentes. Esses cabelos finos estão no centro do perigo. O veneno de urtiga taumetopoeína, encontrado nela, pode desencadear uma série de reações alérgicas. Os sintomas variam desde erupções cutâneas com comichão e vermelhidão até conjuntivite, dores de garganta e até ataques de asma. Isto torna o encontro com estas lagartas um perigo potencial, especialmente para grupos de risco, como crianças brincando ou caminhantes. Qualquer pessoa que viva em áreas florestais afetadas ou esteja regularmente ao ar livre deve ter um cuidado especial, pois os pelos urticantes podem ser espalhados pelo vento e causar problemas mesmo sem contato direto com as lagartas.
Prevenção e instruções de ação
A cidade de Braunschweig tomou medidas para garantir que os cidadãos estejam bem informados e protegidos. Os ninhos de lagartas são removidos em 24 horas em áreas sensíveis, como escolas, creches, hospitais e lares de idosos, e em 48 horas em áreas residenciais. Nas áreas gravemente afetadas, os nematóides, que são inofensivos ao homem e ajudam a controlar a população de lagartas, também devem ser utilizados na primeira quinzena de maio. Mas a população também é procurada: as evidências de uma infestação podem ser comunicadas diretamente à cidade pelos telefones 0531/470-1, 0531/115 ou por e-mail para buergertelefon@braunschweig.de. É importante reportar apenas os carvalhos que são realmente afetados, uma vez que outras árvores não são afetadas.
Os sintomas do contato com os pêlos doloridos costumam ser desagradáveis e podem variar desde dermatite de lagarta, que se apresenta como pápulas e bolhas que coçam, até problemas respiratórios. O contato com os cabelos pode levar a tais reações em 15 a 60 minutos, afetando principalmente áreas expostas do corpo, como rosto, pescoço e braços. Em casos graves, estas reações podem até levar ao choque anafilático, que deve ser levado particularmente a sério se houver suspeita de contacto.
O que deveria ser feito?
- Abgesperrte Bereiche meiden und Warnhinweise beachten.
- Direkten Kontakt mit den Raupen und deren Nester vermeiden.
- Im Fall von Beschwerden oder Verdacht auf Kontakt umgehend einen Arzt aufsuchen.
- Die Stadt bzgl. eines Befalls kontaktieren – nur befallene Eichen melden.
No geral, é aconselhável ter um bom talento para lidar corretamente com a natureza durante esse período. Relaxar na natureza pode ser puro prazer, desde que você esteja ciente dos perigos. Braunschweig se torna um lugar colorido para experimentar, mas as mariposas processionárias do carvalho estão atualmente nos blocos de partida. Esteja atento e aproveite o verão – com segurança e despreocupação.