Primeira biblioteca de arte cristã aberta em Braunschweig – arte para emprestar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A primeira biblioteca de arte cristã da Alemanha é inaugurada em Braunschweig: obras de arte dos anos 70 e 80 podem ser emprestadas.

Erste christliche Artothek Deutschlands in Braunschweig eröffnet: Kunstwerke der 70er und 80er Jahre ausleihbar.
A primeira biblioteca de arte cristã da Alemanha é inaugurada em Braunschweig: obras de arte dos anos 70 e 80 podem ser emprestadas.

Primeira biblioteca de arte cristã aberta em Braunschweig – arte para emprestar!

Um novo capítulo na arte e na cultura religiosa abriu-se em Braunschweig: os entusiastas da arte podem agora emprestar obras cristãs dos anos 70 e 80 numa instalação especial no Centro Teológico. Como relata ndr.de, é a primeira artoteca cristã na Alemanha, dando um passo inovador na comunicação da arte e da fé.

A coleção que os visitantes podem agora admirar caracteriza-se pela sua diversidade. Inclui imagens impressionantes com motivos cristãos, gravuras, técnicas de escultura únicas e pinturas a óleo. Todas as obras vêm do círculo de amigos da paramência e da arte cristã que anteriormente atuava em Helmstedt. Aqui, artistas internacionais e talentos locais se reuniram para apresentar a rica paleta da arte cristã.

Uma olhada nos artistas

O que chama a atenção é o fato de o famoso artista Salvador Dalí estar representado na coleção com a gravura litográfica “O Preço-Luto”. Você também pode encontrar obras de Klaus Staeck, que ficou conhecido por sua arte de pôsteres, e Joseph Beuys, que dá detalhes impressionantes com sua arte em feltro.

Os artistas regionais apresentados na Artothek também contribuem para o acervo convidativo e diversificado. Gerd Winner, Christiane Brennecke e Rüdiger Stanko são apenas alguns dos artistas cujas obras certamente aumentarão o interesse pela arte cristã.

Interesse pela fé e estética

A diretora da Artothek, Kerstin Vogt, pretende promover o diálogo entre fé e estética com esta instituição. Isto é particularmente importante em tempos em que a ligação entre fé e arte é frequentemente esquecida. Neste contexto, o Artothek não é apenas um lugar para os amantes da arte, mas também um espaço de encontro e troca.

O aluguer das obras é de dez euros por um período de três meses, embora o empréstimo possa ser prorrogado. Isto torna a participação nesta oferta cultural acessível a muitos. Qualquer pessoa que ainda não tenha certeza sobre o significado da arte cristã deve saber que ela está enraizada no cristianismo e vem em uma variedade de formas – desde a navegação cristã até o batismo cristão e a caridade cristã. É uma arte rica em história e tradição que merece ser descoberta.

A abertura da Artothek em Braunschweig é um forte sinal de uma paisagem cultural viva e inclusiva, na qual o diálogo sobre arte e fé é promovido e novos caminhos são abertos.