Gaußschule Braunschweig: Expansão planejada para operações do G9!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Braunschweig está planejando construir um novo edifício de extensão na Gaußschule para passar do G8 para o G9. Conclusão até 2029.

Braunschweig plant den Bau eines neuen Erweiterungsgebäudes an der Gaußschule, um von G8 auf G9 umzusteigen. Fertigstellung bis 2029.
Braunschweig está planejando construir um novo edifício de extensão na Gaußschule para passar do G8 para o G9. Conclusão até 2029.

Gaußschule Braunschweig: Expansão planejada para operações do G9!

A paisagem escolar em Braunschweig terá em breve um novo visual. Em 18 de junho de 2025, a Comissão de Planejamento e Construção Civil tomou a decisão de construir uma extensão para a renomada Gaußschule. Esta decisão está directamente relacionada com a mudança do G8 para o G9, uma circunstância que afecta actualmente muitos estados federais. O retorno ao sistema G9 é visto por muitos como necessário para melhor preparar os alunos para os desafios do Abitur. Vamos viajar um pouco no tempo e esclarecer os antecedentes desta reforma e seus efeitos na Escola de Gauss.

O novo edifício, que está a ser construído no lugar do antigo pavilhão desportivo, permitirá não só ampliar a capacidade espacial da escola, mas também satisfazer os mais modernos requisitos de acessibilidade e construção amiga do ambiente. Está previsto um prédio de três andares com térreo que acomodará salas de teatro, música e atividades durante todo o dia. No segundo andar encontram-se as salas de aula que estão ligadas ao complexo escolar existente através de uma transição envidraçada. O telhado será amplamente arborizado e equipado com um sistema fotovoltaico, o que não só faz sentido do ponto de vista ecológico, mas também pode ser operado de forma econômica. Globalmente, os custos de construção rondam os 16,4 milhões de euros, estando o início da construção previsto para as férias de verão de 2026. A conclusão está prevista para o ano letivo 2028/29.

O contexto das reformas escolares

O regresso ao G9 é mais do que apenas uma tendência – reflecte desafios mais profundos no sistema educativo alemão que vão além de Braunschweig. Numerosas reformas escolares foram iniciadas nas últimas duas décadas, muitas delas sem o progresso esperado no apoio sistemático aos estudantes. O primeiro inquérito PISA reconheceu a urgência da formação linguística, mas muitas iniciativas não foram implementadas de forma consistente. Isto é particularmente verdade para os estudantes com baixo desempenho, que muitas vezes não recebem apoio suficiente.

Um erro particularmente grande que está a ser discutido em relação ao regresso ao G9 é o aumento exorbitante dos custos associados a esta reforma. Estudos mostram que o G8 não teve impacto negativo demonstrável sobre os alunos. No entanto, a pressão sobre as escolas e os professores está a aumentar. A introdução do G9 poderia proporcionar um alívio aqui, pois oferece aos alunos mais tempo para aprendizagem e desenvolvimento pessoal, sem o estresse de um dia escolar agitado que muitas vezes se estende até o final da tarde.

Representantes de vários estados federais, incluindo a Baixa Saxónia, a Baviera e a Renânia do Norte-Vestefália, já mudaram para o sistema do G9 ou estão a planear fazê-lo. Estes desenvolvimentos mostram que a discussão sobre o sistema educativo ideal está longe de terminar e ainda é prosseguida com veemência. Os sucessos ou fracassos destas mudanças no sistema terão um impacto duradouro no futuro cenário educacional.

O impacto nos estudantes de Braunschweig

Com o novo pavilhão desportivo, que ficará localizado na Ackerstrasse após a demolição das antigas instalações no ano letivo 2028/29, os alunos da Gaußschule também poderão aceder às ofertas essenciais nas aulas de educação física, que decorrem em regime de dia inteiro. Até então, as aulas de desportos de inverno serão ministradas temporariamente no IGS Wendenring.

A Gaußschule posiciona-se assim como uma instituição educacional sustentável que enfrenta ativamente os desafios das reformas. Uma combinação bem sucedida de abordagens educativas modernas e a promoção dos talentos individuais dos alunos é crucial para responder às exigências cada vez mais complexas da vida.

Tendo em vista as próximas reformas e as mudanças necessárias na política escolar, a Gaußschule não é apenas um local de aprendizagem, mas também um local de mudança que será formativo para muitos alunos. Vamos ficar atentos para ver como esses desenvolvimentos se desenrolarão.

braunschweig.de relata que a decisão de construir a extensão foi tomada em 18 de junho de 2025, enquanto em deutsches-schulportal.de mais informações sobre os desafios gerais do sistema educativo podem ser encontradas. Mais informações sobre o retorno do G8 para o G9 estão disponíveis zdfheute.de.