Stolberg in the Harz: Descubra a pérola da cidade em enxaimel!
Descubra Stolberg no Harz: cidade histórica em enxaimel, balneário climático e dica privilegiada para relaxamento e cultura de Braunschweig.

Stolberg in the Harz: Descubra a pérola da cidade em enxaimel!
Stolberg no Harz, muitas vezes referida como a “Pérola do Sul do Harz”, exala um encanto muito especial. Esta histórica cidade europeia é conhecida não só pelas suas paisagens deslumbrantes, mas também pelo seu rico património e história profundamente enraizada. Localizada a uma altitude de 300 a 350 metros, Stolberg atrai hóspedes do spa e turistas que desejam desfrutar do ar puro e saudável e da natureza intacta. Com mais de 380 casas em enxaimel de quatro séculos que moldam a paisagem urbana, Stolberg é um paraíso para os amantes do enxaimel. Alto T on-line A cidade foi mencionada em documentos já em 1210 e ainda hoje impressiona pela sua substância histórica.
Mas como surgiu essa abundância de enxaimel? Vamos dar uma olhada mais de perto na história desse método de construção. As origens dos edifícios em enxaimel, que evoluíram de simples cabanas para magníficas estruturas de esqueleto, são complexas. De acordo com isso Centro de competência em enxaimel O apogeu da construção em enxaimel ocorreu entre os séculos XIV e XVII. A construção pode ser estabilizada por meio de escoras diagonais, que absorvem melhor as forças de pressão laterais e, assim, resistem às tempestades de Harz. Este tipo de construção está intimamente ligado à identidade regional e reflete o modo de vida das pessoas que ali vivem.
A história de Stolberg
A cidade passou por muitas mudanças ao longo dos séculos. Na Idade Média foi um centro de mineração e cunhagem, especialmente de matérias-primas valiosas como prata, cobre e estanho. A “Alte Münze” do século XVI é um exemplo particularmente notável das épocas estilísticas que moldaram Stolberg. Os Condes de Stolberg, que dominaram a vida na região desde o século XIII, deram um contributo significativo para o boom económico. Thomas Müntzer, um importante reformador, nasceu aqui e ainda hoje é parte integrante do patrimônio cultural da cidade.
No entanto, o século XIX assistiu a um declínio económico. A cidade sofreu uma mudança e foi cada vez mais descoberta como destino termal e turístico. Stolberg não oferece apenas relaxamento, mas também inúmeras oportunidades de lazer. Os critérios rigorosos para o estatuto de estância de saúde climática provam que a sensibilização para a saúde é muito importante aqui. A cidade cumpre os requisitos para medições regulares da qualidade do ar e, portanto, faz jus à sua reputação. Há também muitas atrações, como o museu de história local com uma oficina de moedas, a antiga igreja gótica da cidade de St. Martini ou a medieval Knight's Gate.
Destaques e ofertas turísticas
Hoje, o turismo é a espinha dorsal económica de Stolberg. Hotéis e pensões bem equipados convidam os visitantes a permanecer vários dias. Destaca-se a piscina de lazer e saúde “Thyragrotte”, que oferece relaxamento durante todo o ano. Mas os amantes da natureza também farão o seu dinheiro valer a pena: trilhas para caminhadas passam pelas florestas e colinas próximas, tornando a região um Eldorado para quem busca relaxamento. Destaque absoluto é a Cruz de José no Großer Auerberg, a maior cruz dupla de ferro do mundo, que, com 38 metros de altura, oferece uma vista fantástica dos arredores.
Para quem deseja visitar Stolberg a partir de Braunschweig, a viagem de carro pela A36 leva cerca de 1,5 horas. Alternativamente, viajar de ônibus e trem leva cerca de 3,5 horas após a interrupção da conexão ferroviária em 2011. Portanto, se você levar um pouco de tempo com você, será recompensado com uma viagem a uma cidade que está enraizada não apenas na natureza, mas também na história.