Zylka alerta: o basquete alemão precisa de melhor desenvolvimento de talentos!
Ferdinand Zylka discute o desenvolvimento do basquete alemão e seu papel no Löwen Braunschweig em 15 de outubro de 2025.

Zylka alerta: o basquete alemão precisa de melhor desenvolvimento de talentos!
No mundo do basquete alemão sempre há motivos para discussão e reflexão. Ferdinand Zylka, que não atua apenas como jogador do Löwen Braunschweig, mas também como alguém que se preocupa com o desenvolvimento de jovens talentos, dá uma visão atual da situação. Mundo do Basquete relata que o jogador de 27 anos observou um declínio notável nos padrões nas ligas inferiores, como JBL e NBBL, e alerta para as possíveis consequências para as gerações futuras.
Nascido em 11 de abril de 1998 em Berlim, Zylka começou sua carreira no basquete nos pátios escolares e nas equipes juvenis do TuS Lichterfelde e RSV Eintracht/IBBA Berlin antes de se mudar para o Alba Berlin em 2013. Aqui ele rapidamente ganhou experiência, inclusive na liga de basquete juvenil. Como vai Wikipédia Como pode ser lido, Zylka teve uma carreira agitada que o levou a vários clubes e ligas antes de finalmente retornar ao Löwen Braunschweig.
O caminho para os leões
Depois de uma passagem por Gießen e uma temporada de sucesso na 2ª Bundesliga ProA com média de 19 pontos, Zylka deu um passo no exterior para aprimorar suas habilidades na Bélgica. Ele retornou ao BBL no verão de 2023 como co-capitão do Löwen Braunschweig. Apesar de um início de temporada difícil com 0-4, ele continua otimista de que seu time poderá entrar na luta do play-in.
“Vejo meu papel como jogador confiável”, explica Zylka. No Lions ele não focará apenas no campo, mas também no desenvolvimento de jovens talentos. “Precisamos de mais competição física e de modelos claros para os jovens”, apela o jogador, cujas capacidades já eram evidentes no Mundial Sub-19 de 2017, onde marcou 20 pontos frente aos EUA.
Desafios no setor jovem
O número crescente de jogadores de basquetebol activos na Alemanha, combinado com uma infra-estrutura sólida, garante que o basquetebol se torne mais importante, apesar do domínio do futebol. Basquete100 sublinha que a Federação Alemã de Basquetebol (DBB) trabalha continuamente para promover o desporto. No entanto, as preocupações de Zylka sobre a qualidade do sector jovem não são infundadas.
“Os melhores jogadores estão sempre onde mais dinheiro é investido”, diz Zylka, observando que as ofertas universitárias para talentos de língua alemã também se tornaram novamente mais atraentes graças aos mais recentes desenvolvimentos no sistema NIL (nome, imagem, semelhança). Ele não recebeu tais ofertas antes, mas a situação mudou e há esperança para as gerações futuras.
Com sua impressionante trajetória desde as categorias de base até os profissionais, Ferdinand Zylka não só seguiu uma carreira pessoal, mas também lutou pelas preocupações dos jovens no basquete alemão. A sua voz pode ser ouvida e traz questões importantes para a agenda para garantir o futuro do desporto.