Tour de descoberta em Îlot Mbouzi: maravilhas naturais e história agitada!
No dia 20 de setembro de 2025, 40 pessoas visitaram a Reserva Natural Îlot Mbouzi em Mayotte para explorar o seu património cultural e biodiversidade.

Tour de descoberta em Îlot Mbouzi: maravilhas naturais e história agitada!
No dia 20 de setembro de 2025, teve lugar um evento especial em Îlot Mbouzi, uma pitoresca reserva natural: cerca de 40 visitantes afluíram à pequena ilha no âmbito das Jornadas Europeias do Património. O Îlot Mbouzi, que fica no lado oriental de Mayotte, numa área de lagoa encantada, não é apenas um deleite paisagístico, mas também tem uma história agitada. A ilha serviu como centro de isolamento para leprosos que aqui viviam a partir de 1935. Em 1955, a colônia continha cerca de 150 pacientes, e um antigo prédio era usado como centro médico, com médicos e enfermeiras visitando semanalmente para ajudar.
Hoje, Îlot Mbouzi é muito mais do que um triste lugar de isolamento. É considerada uma das últimas instalações que ainda conserva vestígios desta história. Os edifícios sobreviventes, incluindo a Leproserie, foram seleccionados para o Loto du Patrimoine ser restaurado e tornado acessível a investigadores e turistas interessados. Mohamed Thani Ibouroi, o conservador da reserva, sublinha a importância destas iniciativas: “É crucial preservar o nosso património natural e transmitir a história”, disse Ibouroi.
A diversidade da natureza
A reserva cobre uma área total de 140 hectares e oferece uma impressionante faixa costeira e ricas áreas marinhas. Os 80 hectares de terreno abrigam mais de 300 espécies de plantas, incluindo 14 espécies notáveis e protegidas e 28 de interesse cultural. Particularmente digna de nota é uma das últimas relíquias da vegetação endémica da floresta seca que está em declínio em Maiote.
A área marinha contém ecossistemas fascinantes com uma variedade de vida marinha, incluindo corais negros, impressionantes estruturas semelhantes a esponjas e várias espécies de peixes. Os visitantes comuns das águas incluem golfinhos, tartarugas marinhas e até dugongos. Mas a maravilhosa biodiversidade enfrenta vários desafios, incluindo os rastros do ciclone Chido, a poluição das lagoas e uma superpopulação de ratos que ameaçam o habitat.
Um lugar de patrimônio e pesquisa
O Îlot Mbouzi não é apenas um lugar para relaxar; é também um importante ponto de encontro para pesquisadores que desejam conhecer mais sobre a flora e a fauna locais. Futuros projetos de investigação deverão ajudar a aprofundar o conhecimento sobre este local histórico e ecologicamente valioso e mostrar como a história e a natureza estão intimamente interligadas aqui.
Os visitantes do Îlot já sentiram uma ligação pessoal com a profunda história do local. Um participante da Reunião, em particular, sentiu-se atraído pelo destino dos antigos residentes. São histórias como essas que fazem de Îlot Mbouzi um lugar vivo de lembrança e o mantêm popular entre os interessados em história e natureza.
No geral, a reserva mostra a importância de proteger o património natural e cultural. Os desafios são muitos, mas com o apoio de visitantes e investigadores interessados, Îlot Mbouzi poderá continuar a existir como um retiro e um vibrante centro de aprendizagem para o futuro.
Para mais informações sobre o Îlot Mbouzi, visite la1ere e reserves-naturelles. Você também pode encontrar outros projetos interessantes de conservação da natureza no site da Agência Federal para a Conservação da Natureza.