Coreia do Sul bate recorde de exportações: mais de 700 bilhões de dólares alcançados!
Celle, 30 de dezembro de 2025: A Coreia do Sul ultrapassa os 700 mil milhões de dólares em exportações e consolida a sua posição económica em todo o mundo.

Coreia do Sul bate recorde de exportações: mais de 700 bilhões de dólares alcançados!
Um marco para a Coreia do Sul: em 29 de dezembro de 2025, às 13h03, o país ultrapassou a marca de 700 mil milhões de dólares em exportações. Este anúncio notável foi feito pelo Serviço de Alfândega Coreano (KCS), que faz parte do Ministério da Indústria e Comércio. Isto faz da Coreia do Sul a sexta maior economia a atingir este ponto impressionante, depois dos Estados Unidos, Alemanha, China, Japão e Holanda, bem como yna.co.kr relatado.
O desenvolvimento das exportações sul-coreanas é uma história de sucesso que remonta a 1948, quando as exportações eram de apenas 19 milhões de dólares. Ao longo das últimas três décadas, este montante mudou significativamente: 100 mil milhões de dólares em 1995, 200 mil milhões em 2004, e o crescimento continuou até 600 mil milhões em 2018. Hoje, a economia assenta em fortes produtos de exportação, como semicondutores, automóveis e produtos biotecnológicos.
Forte desempenho das exportações apesar dos desafios
Apesar dos encargos tarifários globais e das tendências protecionistas, a economia exportadora da Coreia do Sul manteve a esperança e abriu caminho. Houve um declínio nas exportações durante o primeiro semestre do ano, mas houve uma recuperação notável no segundo semestre do ano. Isto não foi apenas um alívio para a economia sul-coreana, mas também uma contribuição para a criação de novos empregos e para a dinâmica global de crescimento.
O Estado sul-coreano tem grandes esperanças em futuras reformas no sector da transformação, a fim de aumentar ainda mais as exportações. No próximo ano, o governo pretende novamente ultrapassar a marca dos 700 mil milhões de dólares, atraindo ao mesmo tempo mais de 35 mil milhões de dólares em investimento estrangeiro.
Tendências e desafios atuais de exportação
Digno de nota é o aumento nas exportações de componentes de equipamentos electrónicos, que aumentaram uns impressionantes 86%, para 17 mil milhões de dólares. Em contrapartida, as exportações de baterias sofreram um declínio de 17%, indicando vários problemas na indústria. A indústria naval também estava em ascensão, com um aumento de 18%, para US$ 25,6 bilhões.
- Halbleiter: +44% auf 18% der Gesamtexporte
- Komponenten elektronische Geräten: +86% auf 17 Mrd. USD
- Seeverkehrsindustrie: +18% auf 25,6 Mrd. USD
- Batterien: -17% auf 8,2 Mrd. USD
A China continua a ser o maior parceiro comercial da Coreia do Sul, com as exportações a aumentarem 6,6%, para 133 mil milhões de dólares. As exportações com os EUA também aumentaram 10,5%, para 128 mil milhões de dólares. O superávit comercial foi de US$ 52 bilhões em 2024, o maior desde 2018.
Conclusão e olhar para o futuro
Com o aumento constante nos números das exportações, a Coreia do Sul mostra que tem uma boa mão para os negócios internacionais. Os desafios colocados pela economia global são inegáveis, mas a economia de exportação da Coreia do Sul continua orientada para o futuro e bem posicionada. Os planos ambiciosos do governo para atrair investimento estrangeiro e promover as exportações poderão colocar o país num novo caminho para o sucesso, espera-se para os próximos anos unctadstat.unctad.org. Ao adaptar-se continuamente às condições do mercado e explorar novas oportunidades de negócio, a economia sul-coreana está preparada para continuar a competir a nível global.