Acidente fatal no quartel da Baixa Saxônia: jovem de 26 anos morre durante manutenção
Um homem de 26 anos morreu em uma explosão durante trabalhos de manutenção em um tanque Leopard em Celle. As investigações estão em andamento.

Acidente fatal no quartel da Baixa Saxônia: jovem de 26 anos morre durante manutenção
Em 25 de junho de 2025, ocorreu um trágico acidente industrial no quartel da Baixa Saxônia, no distrito de Celle, que chocou a comunidade regional. Um funcionário de 26 anos de uma empresa de manutenção externa morreu durante trabalhos de manutenção em um tanque Leopard 2. A polícia de Celle iniciou uma investigação, mas por enquanto não são conhecidos detalhes concretos sobre a causa da explosão, que foi descrita como uma “liberação de pressão explosiva de um contêiner”. A polícia anunciou isso depois de falar inicialmente de uma explosão, que foi posteriormente corrigida, conforme relatado por ndr.de.
O trágico incidente ocorreu há vários dias e ocorreu num salão da HIL Heeresinstandstellungslogistik GmbH, onde apenas funcionários da empresa de manutenção têm acesso. Felizmente, não houve outros feridos, o que a polícia disse ter contribuído para tranquilizar. O falecido não era um soldado, mas sim um técnico externo que ali fazia o seu trabalho. O batalhão de tanques 414 está estacionado no quartel da Baixa Saxônia, o que ilustra o contexto militar do incidente.
A importância da segurança no trabalho diário
Acidentes de trabalho deste tipo colocam em evidência a questão da segurança no trabalho. Na Alemanha, as empresas são obrigadas a cumprir determinadas normas para garantir a saúde e a segurança dos seus funcionários. A Lei de Segurança e Saúde Ocupacional estabelece medidas mínimas, e existem vários regulamentos que regulam vários aspectos, como explica o VBG. Estas incluem a Portaria de Segurança Industrial, que regulamenta o manuseio de equipamentos de trabalho, e a Portaria de Substâncias Perigosas, que estabelece medidas de proteção ao lidar com substâncias perigosas.
Haverá exercícios com cerca de 500 veículos no quartel da Baixa Saxônia no dia 1º de julho, o que causará interrupções significativas no tráfego. Os residentes podem esperar níveis de ruído à medida que os pilotos de helicópteros também treinam para voar. Estas atividades sublinham a complexidade e a frequência com que a sociedade militar e civil se reúnem aqui na Baixa Saxónia.
Resta a esperança de que sejam aprendidas lições com este incidente para melhorar a segurança durante futuros trabalhos de manutenção e prevenir tais tragédias. A comunidade local lamenta a perda do falecido enquanto a investigação continua.