Murat Kalmis: Delmenhorst agora tem seu novo prefeito!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Murat Kalmis (FDP) foi reeleito prefeito de Delmenhorst em 23 de junho de 2025, após uma eleição polêmica.

Murat Kalmis (FDP) wurde am 23. Juni 2025 erneut zum Bürgermeister von Delmenhorst gewählt, nach einer umstrittenen Wahl.
Murat Kalmis (FDP) foi reeleito prefeito de Delmenhorst em 23 de junho de 2025, após uma eleição polêmica.

Murat Kalmis: Delmenhorst agora tem seu novo prefeito!

Algo está acontecendo em Delmenhorst: após a reunião extraordinária do conselho municipal, Murat Kalmis foi reeleito prefeito honorário. Esta é sua segunda tentativa depois que a eleição original de abril foi cancelada devido a um detalhe técnico. Na sua reeleição, que ocorreu em votação secreta, Kalmis obteve a maioria qualificada necessária de mais de 50 por cento dos votos. Ele trabalhará, portanto, ao lado da prefeita Petra Gerlach e de outro prefeito, Hermann Thölstedt, da CDU. Esta tripla liderança é especial porque Delmenhorst criou a possibilidade, através de uma mudança nos estatutos, de instalar prefeitos com direitos iguais que trabalhem no mesmo nível sem uma hierarquia específica

.

O caminho para a reeleição

Murat Kalmis conhece bem a política de Delmenhorst. Ele atua na Câmara Municipal desde 2001 e se destacou ao longo dos anos como líder do grupo parlamentar do FDP. O nativo de Delmenhorst não está apenas comprometido com a vida política, mas também com a proximidade dos cidadãos e com o pragmatismo. A reeleição é vista como uma confirmação do seu compromisso e uma expressão de confiança nas suas capacidades. Durante a reunião especial, o prefeito Gerlach pediu desculpas pelas circunstâncias da eleição original e expressou sua confiança na adequação de Kalmis para o cargo.

De acordo com a autoridade de supervisão municipal, a eleição de Kalmis foi classificada como ilegal porque o estatuto principal alterado que tornou possível o cargo adicional de prefeito ainda não estava formalmente em vigor. Isso representou um problema que colocou toda a eleição sob escrutínio novamente. Mas Kalmis não se deixou desanimar e pretende moldar ativamente Delmenhorst em vez de apenas geri-lo. O seu cargo de autarca é a tempo inteiro, ao mesmo tempo que renuncia à presidência do grupo parlamentar e é, portanto, obrigado a permanecer neutro.

Eleições locais na Alemanha

Os acontecimentos que rodearam a eleição para presidente da Câmara em Delmenhorst lançaram luz sobre os sistemas eleitorais municipais na Alemanha, que são determinados por uma variedade de leis e regulamentos. De acordo com informações do bpb.de, as eleições locais são uma parte importante da participação política e servem para garantir a representação representativa nas comunidades. Estas eleições estão ancoradas na Lei Básica e dão especial ênfase ao voto secreto.

O que é particularmente surpreendente é que a participação eleitoral nas eleições locais é muitas vezes inferior à das eleições estaduais ou federais. Isto pode aumentar a probabilidade de os partidos mais pequenos e as comunidades eleitorais locais serem ouvidos. Além disso, a eleição directa dos líderes comunitários conduz a uma concentração de poder, o que beneficia uma maior transparência na responsabilidade política. Resta saber como a nova constelação de presidentes de câmara em Delmenhorst irá afectar o panorama político da cidade.

No geral, a eleição de Murat Kalmis mostra que mesmo depois de um revés, uma segunda tentativa pode ser bem sucedida. Com um foco claro na proximidade com os cidadãos e no pragmatismo, ele liderará a sorte de Delmenhorst nos próximos anos.